FRAÇÕES
E NÚMEROS DECIMAIS
Objetivo: Realizar atividades que desenvolvam as noções de números inteiros e racionais expressos por frações.ATIVIDADE II: Figuras Geométricas
Meta: A partir de situações associadas à divisão, a criança percebe que há problemas que admitem como resposta um número natural e problemas que exigem outro tipo de número como resposta. Pretende-se, com essa atividade, mostrar-lhes isso.
Material Necessário: Papel cartão ou cartolina de diversas cores.
Confecção dos quadrados: Usando a cartolina ou papel cartão construir quadrados de várias cores; recorta-se a cartolina ou papel cartão em partes iguais de diversos modos.
Exemplo:
Desenvolvimento
da atividade:
a) Com peças
de mesma cor, refazer o quadrado e dar nome a cada peça como parte
desse quadrado.
Exemplo:
1/2 1/2 1/4 1/4 1/8 1/16
b) Com peças de cores diferentes, refazer o quadrado, representando esta construção por uma escrita aditiva.
Exemplo:
1/2 + 1/4 + 1/8 +
2/16
1/2 + 1/4 + 1/8 + 2/16
c) Obter uma das partes de uma cor, com outras partes de outra cor.
Exemplo:
1/2
2/4=1/2
4/8=1/2
8/16=1/2
Atividades análogas podem ser desenvolvidas utilizando-se várias tiras de papel. Com várias tiras de papel cartão, todas do mesmo comprimento e cores diferentes, mantendo-se uma inteira e separando-se cada uma das demais em 2,3,4,5...partes iguais, pode-se também trabalhar equivalências.
Exemplo:
1/1
(INTEIRO)
2/2 (MEIO)
3/3 (TERÇO)
4/4
(QUARTO)
5/5
(QUINTO)
Além disso, também podem ser feitas atividades análogas utilizando o círculo, o triângulo, ou qualquer figura geométrica conhecida pelas crianças.
Referência:
Retirada do livro de atividades:
Matemática
- 1o grau (1992) da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas
da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.