HISTÓRICO
 

O CICE foi criado em 1994, junto à Área Temática da Pós-Graduação: "Cultura, Organização e Educação" e ao Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) da Faculdade de Educação da USP. Vincula-se ao Groupement de Recherches Européennes Coordonnées – Centres de Recherches sur l’Imaginaire cujo fundador foi o Prof. Gilbert Durand em 1966, e atual diretor, Prof. Michel Maffesoli, pertencendo ao CNRS – Centre National de la Recherche Scientifique / France.

As atividades do CICE começaram, informalmente, sem enquadramento institucional, por decisão de um grupo de pesquisadores da FEUSP, seus atuais membros fundadores. A equipe em formação pretendia explorar o domínio do imaginário de modo mais circunstanciado, pluralista e livre. Entretanto, esse "estudo exploratório" acabou por se desenvolver em quadros institucionais, principalmente, devido à atuação da maioria de seus membros na Pós-graduação da FEUSP.

Atualmente, a área de estudos que esse grupo desenvolve já tem um perfil epistemológico definido em termos de linhas de pesquisa e uma expressiva produção de livros, artigos, teses e dissertações, que vêm estudando, a partir de temáticas diversas, as complexas relações existentes entre Imaginário, Cultura e Organizações Educativas. O que caracteriza os trabalhos é o fato de, a partir de um solo paradigmático comum – a "Escola de Grenoble", cujas raízes se fincam na Teoria do Imaginário de Gilbert Durand, tratarem de temáticas diversas de acordo com o olhar e a escuta específica de cada pesquisador. Entre as linhas de pesquisa, estão:

  • Antropologia da educação e das organizações
    Investigação das aplicações, em termos de métodos e heurísticas de pesquisa, das teorias antropológicas clássicas e modernas, às organizações educativas.
  • Antropologia do Imaginário, Culturanálise de Grupos e Hermenêutica Simbólica
    Investigação do imaginário como fator de organização do real, através das práticas simbólicas dos grupos sócio-culturais, bem como interpretação simbólica e antropológica das obras da cultura.
  • Sócio-Antropologia do cotidiano e educação
    Análise do cotidiano escolar a partir das práticas simbólicas e educacionais da escola, articuladas ao imaginário social.
  • Cultura Escolar Brasileira
    Estudo de algumas dimensões analíticas envolvendo a cultura escolar brasileira e as relações entre o campo educacional, discursos e práticas escolares.

O CICE tem por objetivo criar um espaço de pesquisa, estudos, circulação e trocas disciplinares de temas relacionados ao imaginário e à cultura. Atualmente, os pesquisadores a ele vinculados vem desenvolvendo as seguintes atividades: realização de projetos de pesquisa nacionais e internacionais, seminários de estudo, cursos de atualização para professores da rede de ensino fundamental e médio e de universidades, orientação de estágios de formação, iniciações científicas, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Relativamente à pesquisa, já foram completados vários Projetos Integrados de Pesquisa, financiados pelo CNPq, entre eles: O Estudo do Imaginário de Alunos de Escolas de 1º e 2º Graus (1991-1995), Imaginário e Cultura Escolar Brasileira: a Produção de Textos na e sobre a Escola (1995-1997), Violência, Imaginário e Educação: raízes histórico-hermenêuticas, da problemática, formas simbólicas de manifestação, tematologia e paisagens mentais na escola (2000-2002), sob a Coordenação do Prof. Dr. José Carlos de Paula Carvalho.

Quanto aos seminários de estudo, o CICE tem realizado, anualmente, Seminários, com o objetivo de oferecer um espaço de apresentação e reflexão do conteúdo temático tanto aos alunos da Pós-graduação, como a todos os interessados no tema. Atualmente estamos desenvolvendo o VIII Ciclo de Estudos: Seminários sobre Cultura & Imaginário (2003).

O CICE é constituído por um grupo de pesquisadores que compreende docentes, graduandos e pós-graduandos ligados a várias universidades brasileiras, entre elas: USP, UNIC, UNICAMP, UNESP, UNB, UFSCar, UFMT, UFMA, UFPI, PUC/SP, etc...

Atualmente é coordenado por:

Profa. Dra. Maria Cecilia Sanchez Teixeira (FEUSP & UNIP)

Profa. Dra. Maria do Rosário Silveira Porto (FEUSP)

Profa. Dra. Helenir Suano (FEUSP)