PROGRAMA DE
EDUCAÇÃO
CONTINUADA


Caro professor,


A Universidade de São Paulo sente-se honrada em tê-lo como participante de um trabalho conjunto, envolvendo o PEC - Programa de Educação Continuada, da Secretaria de Estado da Educação, e o Programa Conhecimento e Ação Social, da Universidade de São Paulo. O projeto resultante da confluência desses dois programas recebeu o nome de Construindo Sempre - Aperfeiçoamento de Professores PEB II.

A participação da USP no projeto é a mostra de seu compromisso com a formação contínua dos diferentes profissionais, em particular, dos professores da educação básica. Partindo do entendimento de que “a docência não se realiza num quadro abstrato de relações individualizadas de ensino e aprendizagem, mas dentro de um complexo contexto social e institucional” (Projeto de Formação de Professores na USP - 2001), o projeto enfocará o ensino de conteúdos escolares específicos e o seu papel nos objetivos de formação dos educandos.

O propósito é retomar os conhecimentos que você adquiriu em sua formação e imprimir uma reflexão relativa às maneiras mais produtivas para enfrentar os desafios presentes na escola básica pública, especialmente os decorrentes da complexidade da sociedade brasileira contemporânea.

Certamente, um desses desafios refere-se ao fato de que no Estado de São Paulo o expressivo aumento de alunos no segundo ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio - dado histórico da maior importância - trouxe para dentro da escola toda a gama de diferenciação existente na sociedade. Tal diferenciação, necessária ela mesma a ser bem entendida, indica o valor da rediscussão do projeto pedagógico de sua escola e da programação curricular definida, especialmente a priorizaçao dos tópicos de ensino e das metodologias mais adequadas para serem abordados e compreendidos pelo alunado.

 
   
Com a convicção de que o atual projeto será proveitoso tanto para você, professor da rede de Ensino Básico estadual, quanto para os professores da USP, nosso desejo e que a experiência que se inicia fortaleça os vínculos entre as duas instituições.



Sonia Teresinha de Sousa Penin
Pró-Reitora de Graduação da Universidade de São Paulo