$ Cálculos Envolvendo Dinheiro $




Para resolução destes problemas será necessário seguir a legenda abaixo:

Œ= R$ 1,00 = R$ 5,00

= R$ 10,00




A) Quantos reais cada um tem?
 
 

01. Tatiana tem :

ŒŒŒŒŒ

Resposta: Tatiana tem R$ _______ .
 
 

02. Rodrigo tem:

ŒŒ

Resposta: Rodrigo tem R$ _______ .
 
 

03. André tem:

Resposta: Rodrigo tem R$ _______ .
 
 

üQuem tem mais dinheiro?___________________________

üQuem tem menos dinheiro? _________________________
 
 

B) Agora responda:

Como você acha que as pessoas obtêm dinheiro? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________
 
 
 
 

Objetivos e Procedimentos
 
 

O Objetivo desta atividade é desenvolver o raciocínio matemático da criança e introduzir noções a respeito de dinheiro, valor e noção de quantidade de dinheiro. Pretende ainda que a criança possa perceber que não é a quantidade de notas, mas o valor das mesmas que determina quem tem mais ou menos dinheiro.

Para isso, são apresentados diversos quadros com nomes de pessoa e quantidade de dinheiro que possuem, para que através da legenda a criança realize o cálculo e perceba, no final quem tem mais ou menos dinheiro.

Busca-se ainda levar a criança a raciocinar sobre as formas de ganhar dinheiro, com uma resposta dissertativa sobre o assunto, levando-a a refletir.

Para complementar esta atividade, em sala de aula, o professor pode estar trabalhando com as notas verdadeiras, ou com a criação de uma moeda própria para que as crianças possam realizar operações matemáticas em situações cotidianas ( como compra e venda de objetos) para melhor ilustrar a atividade proposta, tornando assim a aula mais prática e concreta.
 
 

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