Para resolução destes problemas será necessário seguir a legenda abaixo:
Œ= R$ 1,00 = R$ 5,00
•= R$ 10,00
A)
Quantos reais cada um tem?
01. Tatiana tem :
ŒŒŒŒŒ•
Resposta:
Tatiana tem R$ _______ .
02. Rodrigo tem:
ŒŒ
Resposta:
Rodrigo tem R$ _______ .
03. André tem:
••
Resposta:
Rodrigo tem R$ _______ .
üQuem tem mais dinheiro?___________________________
üQuem
tem menos dinheiro? _________________________
B) Agora responda:
Como você acha que as pessoas obtêm dinheiro? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________
Objetivos e Procedimentos
O Objetivo desta atividade é desenvolver o raciocínio matemático da criança e introduzir noções a respeito de dinheiro, valor e noção de quantidade de dinheiro. Pretende ainda que a criança possa perceber que não é a quantidade de notas, mas o valor das mesmas que determina quem tem mais ou menos dinheiro.
Para isso, são apresentados diversos quadros com nomes de pessoa e quantidade de dinheiro que possuem, para que através da legenda a criança realize o cálculo e perceba, no final quem tem mais ou menos dinheiro.
Busca-se ainda levar a criança a raciocinar sobre as formas de ganhar dinheiro, com uma resposta dissertativa sobre o assunto, levando-a a refletir.
Para complementar esta atividade,
em sala de aula, o professor pode estar trabalhando com as notas verdadeiras,
ou com a criação de uma moeda própria para que as
crianças possam realizar operações matemáticas
em situações cotidianas ( como compra e venda de objetos)
para melhor ilustrar a atividade proposta, tornando assim a aula mais prática
e concreta.