Objetivos:
Propiciar situações e dar condições para que o aluno possa:
O trabalho com o calendário
é feito diariamente finalizando ao final de cada um dos meses.
O calendário faz parte das
atividades de rotina diária da classe. O professor trabalha primeiramente
com o calendário coletivo que é feito em tamanho A3, grande,
para a visualização de todos os alunos da classe.
No primeiro dia do mês, inicia-se
o trabalho com o calendário ( vide modelo
anexo ). O professor questiona os alunos sobre o que é para
que serve e assim os alunos começam a perceber a utilidade e a utilização
do calendário em sala de aula em suas vidas diárias. Trabalha-se
as quantidades de letras e de sílabas do nome do mês, compara-se
com o mês anterior.
Os alunos estabelecem cores para
pintar os quadrados e retângulos dos dias de aulas e/ou presenças
dos mesmos bem como cores para as ausências ( amarelo para presenças,
vermelho para ausências e azul para sábados e domingos ).Verifica-se
as quantidades de semanas, de dias de aulas, as quantidades de dias que
faltam para um passeio ou para o aniversário de um aluno ou ainda
a quantidade de dias que faltam para acabar o mês vigente. Ou ainda
questões do tipo: se uma semana tem cinco dias, quantos dias terá
o mês? Ou ainda : Quantos finais de semana?, Quantos feriados?.
O professor questiona o dia em que
o calendário está sendo feito bem como questiona também
o dia anterior, qual foi o anterior e qual será o posterior Respondendo
a isso, um aluno, voluntário, mostra no calendário coletivo
qual é o dia e no quadrado correspondente faz um desenho. Outro
aluno é chamado para escrever o número no quadro e registrá-lo
de uma outra forma (bolinhas, pauzinhos, etc.). A contagem é feita
com todos os alunos.
Em seguida , os alunos recebem um
calendário individual (vide modelo anexo)
e nele escrevem os seus nomes e pintam o quadrado com o número correspondente
ao dia que foi trabalhado.
Ao final de cada mês, são
computadas as presenças e faltas de todos os alunos (cada aluno
faz o seu). Então, inicia-se a comparação: Quem faltou
mais ou menos? Quem não faltou nenhum dia e assim é feito
o registro pelos alunos em seus próprios calendários e pode-se
até fazer uma tabela no quadro negro para uma melhor visualização
de todos os alunos.
Através das cores, fica mais
fácil para os alunos perceberem a quantidade de faltas, de presenças
que tiveram durante o mês bem como a quantidade de aniversários,
de fins de semana, de passeios e de feriados.