TRABALHO COM CALENDÁRIO




Objetivos:

Propiciar situações e dar condições para que o aluno possa:

Estratégias: Desenvolvimento de atividade ( Planejamento )
 
 

O trabalho com o calendário é feito diariamente finalizando ao final de cada um dos meses.
 
 

O calendário faz parte das atividades de rotina diária da classe. O professor trabalha primeiramente com o calendário coletivo que é feito em tamanho A3, grande, para a visualização de todos os alunos da classe.
 
 

No primeiro dia do mês, inicia-se o trabalho com o calendário ( vide modelo anexo ). O professor questiona os alunos sobre o que é para que serve e assim os alunos começam a perceber a utilidade e a utilização do calendário em sala de aula em suas vidas diárias. Trabalha-se as quantidades de letras e de sílabas do nome do mês, compara-se com o mês anterior.
 
 

Os alunos estabelecem cores para pintar os quadrados e retângulos dos dias de aulas e/ou presenças dos mesmos bem como cores para as ausências ( amarelo para presenças, vermelho para ausências e azul para sábados e domingos ).Verifica-se as quantidades de semanas, de dias de aulas, as quantidades de dias que faltam para um passeio ou para o aniversário de um aluno ou ainda a quantidade de dias que faltam para acabar o mês vigente. Ou ainda questões do tipo: se uma semana tem cinco dias, quantos dias terá o mês? Ou ainda : Quantos finais de semana?, Quantos feriados?.
 
 

O professor questiona o dia em que o calendário está sendo feito bem como questiona também o dia anterior, qual foi o anterior e qual será o posterior Respondendo a isso, um aluno, voluntário, mostra no calendário coletivo qual é o dia e no quadrado correspondente faz um desenho. Outro aluno é chamado para escrever o número no quadro e registrá-lo de uma outra forma (bolinhas, pauzinhos, etc.). A contagem é feita com todos os alunos.
 
 

Em seguida , os alunos recebem um calendário individual (vide modelo anexo) e nele escrevem os seus nomes e pintam o quadrado com o número correspondente ao dia que foi trabalhado.
 
 

Ao final de cada mês, são computadas as presenças e faltas de todos os alunos (cada aluno faz o seu). Então, inicia-se a comparação: Quem faltou mais ou menos? Quem não faltou nenhum dia e assim é feito o registro pelos alunos em seus próprios calendários e pode-se até fazer uma tabela no quadro negro para uma melhor visualização de todos os alunos.
 
 

Através das cores, fica mais fácil para os alunos perceberem a quantidade de faltas, de presenças que tiveram durante o mês bem como a quantidade de aniversários, de fins de semana, de passeios e de feriados.
 
 

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