Trabalhando com Operações




1ª Atividade para a 1ª série

Conteúdo:

Operações Fundamentais

Objetivos:

Conceituar adição, subtração, multiplicação, divisão partindo de situações reais

Encontrar a operação matemática ( a idéia do cálculo) por meio da linguagem escrita

Procedimentos:

1. Oferecer às crianças o seguinte texto:

"Oi pai !

Hoje é dia 11 de outubro e queria te dizer algumas coisas. Meu peixinho surfista estava muito, muito só. Aí pedi tanto à você, que ganhei a Prancha, uma linda fêmea para fazer-lhe companhia. Gostei muito dessa ADIÇÃO.

Passado pouco tempo, nasceram muitos, muitos peixinhos. Que bela MULTIPLICAÇÃO ! Um filhote dei ao Pedro e aprendi a fazer SUBTRAÇÃO.

Depois tive alguns problemas pois os peixes foram crescendo e o aquário foi ficando pequeno. Por isso, fiz esta cartinha... Eu só quero uma coisa: um novo aquário para fazer uma DIVISÃO.

Beijos, Bruna".
 
 

2. Após a leitura, questionar: 2ª Atividade para a 1ª série

Conteúdo:

Operações Fundamentais

Objetivos:

Resolver situações (desafios) utilizando o Material Dourado (MD)

Utilizar o algoritmo das operações como possibilidade de resolução

Procedimentos:

Obs.: O Material Dourado devera ter sido explorado anteriormente a esta atividade Propor os desafios a seguir e distribuir o M. D. para ser utilizado em duplas:

a) Fui ao shopping com R$ 50,00 e gastei R$ 15,00 no cinema e R$ 13,00 para tomar um lanche. Quanto Gastei? Quanto me sobrou de troco?

b) Numa loja de brinquedos havia a seguinte tabela de preços:

Barbie Noiva: R$ 47,00 ; Geleca da Geluca: R$ 63,00 ; Autorama: R$ 63,00 ; Corda: R$ 5,00 ; Coleção Dance e aprenda: R$ 31,00. Tatiana comprou os dois brinquedos mais caros da loja. Quanto ela gastou? Se fosse você, o que compraria com R$ 98,00? Sobraria troco? De quanto?
 
 

Retorna