1ª Atividade para a 1ª série
Conteúdo:
Operações Fundamentais
Objetivos:
Conceituar adição, subtração, multiplicação, divisão partindo de situações reais
Encontrar a operação matemática ( a idéia do cálculo) por meio da linguagem escrita
Procedimentos:
1. Oferecer às crianças o seguinte texto:
Hoje é dia 11 de outubro e queria te dizer algumas coisas. Meu peixinho surfista estava muito, muito só. Aí pedi tanto à você, que ganhei a Prancha, uma linda fêmea para fazer-lhe companhia. Gostei muito dessa ADIÇÃO.
Passado pouco tempo, nasceram muitos, muitos peixinhos. Que bela MULTIPLICAÇÃO ! Um filhote dei ao Pedro e aprendi a fazer SUBTRAÇÃO.
Depois tive alguns problemas pois os peixes foram crescendo e o aquário foi ficando pequeno. Por isso, fiz esta cartinha... Eu só quero uma coisa: um novo aquário para fazer uma DIVISÃO.
Beijos, Bruna".
Conteúdo:
Operações Fundamentais
Objetivos:
Resolver situações (desafios) utilizando o Material Dourado (MD)
Utilizar o algoritmo das operações como possibilidade de resolução
Procedimentos:
a) Fui ao shopping com R$ 50,00 e gastei R$ 15,00 no cinema e R$ 13,00 para tomar um lanche. Quanto Gastei? Quanto me sobrou de troco?
b) Numa loja de brinquedos havia a seguinte tabela de preços:
Barbie Noiva: R$ 47,00 ; Geleca da
Geluca: R$ 63,00 ; Autorama: R$ 63,00 ; Corda: R$ 5,00 ; Coleção
Dance e aprenda: R$ 31,00. Tatiana comprou os dois brinquedos mais caros
da loja. Quanto ela gastou? Se fosse você, o que compraria com R$
98,00? Sobraria troco? De quanto?