Conceituando Quantidades





Para tornar o ensino mais significativo, podemos utilizar materiais do cotidiano escolar para desenvolver atividades que tenham como objetivo introduzir conceitos matemáticos.

Por meio de objetos como lápis, carteira, giz, alunos etc. e situações-problema pode-se desenvolver o raciocínio lógico das operações de adição e subtração com números naturais com dois dígitos sob forma de problemas que trazem enfoque mais concreto.

Para a realização desta atividade é interessante iniciá-la questionando os alunos sobre as quantidades das carteiras, cadeiras, mesas e alunos existentes na sala de aula, a fim de que haja uma familiarização com o objetivo proposto.
 
 

ATIVIDADE

Vamos resolver:

A tabela abaixo indica o número de meninos e meninas , divididos em três fileiras, numa sala de aula.
 
 
 
Fileiras

sexo 

A
B
C
Meninos
7
8
7
Meninas 
8
9
8

 

Qual o total de alunos nesta sala?

_(47)_alunos
 
 

Qual o total de meninos? E meninas?

_(22)_ meninos e (25)_meninas
 
 

Quantos alunos pertencem à fileira A? E à B? E à C?

_(15)_ na A; _(17)_ na B; _(15)_na C.
 
 

Retorna