Para tornar o ensino mais significativo, podemos utilizar materiais do cotidiano escolar para desenvolver atividades que tenham como objetivo introduzir conceitos matemáticos.
Por meio de objetos como lápis, carteira, giz, alunos etc. e situações-problema pode-se desenvolver o raciocínio lógico das operações de adição e subtração com números naturais com dois dígitos sob forma de problemas que trazem enfoque mais concreto.
Para a realização desta
atividade é interessante iniciá-la questionando os alunos
sobre as quantidades das carteiras, cadeiras, mesas e alunos existentes
na sala de aula, a fim de que haja uma familiarização com
o objetivo proposto.
ATIVIDADE
Vamos resolver:
A tabela abaixo indica o número
de meninos e meninas , divididos em três fileiras, numa sala de aula.
Fileiras
sexo |
|
|
|
Meninos |
|
|
|
Meninas |
|
|
|
Qual o total de alunos nesta sala?
_(47)_alunos
Qual o total de meninos? E meninas?
_(22)_ meninos e (25)_meninas
Quantos alunos pertencem à fileira A? E à B? E à C?
_(15)_ na A; _(17)_ na
B; _(15)_na C.