Atividade 1

 Unidade didática : Padrões e Relações



 
 

Conteúdo matemático: Regularidade; Seqüência.

Objetivos :
- Os alunos, através de seqüências de blocos lógicos apresentadas, deverão perceber as regularidades presentes nestas sequências através da observação das características dos blocos lógicos;
- Perceber a presença de padrões em objetos do cotidiano como colar de contas e mosaico;
- Compor mosaicos e colares de conta apresentando um padrão, uma regularidade em sua composição.

Estratégias:
Seqüência com blocos lógicos

Os alunos em círculo são divididos em duas equipes. Cada aluno recebe uma peça dos blocos lógicos. No meio do círculo o professor monta uma seqüência contendo um "segredo" ( Exemplo figura 1).
Conversando nas equipes, os alunos, tentam descobrir o "segredo". Para tanto tentarão preencher com suas peças alternadamente um de cada equipe, completando a seqüência já iniciada. Vence a equipe que colocar todas as peças ou ficar com menor número de peças em seu poder.
No início a seqüência pode considerar apenas uma características dos blocos e depois pode ir aumentando.

Após o jogo pedir que observem um quadro que contém mosaico. Oralmente explorar as regularidades e padrões encontrados na tela. (Caso o professor ou os alunos conheçam outros quadros com estas características poderão trazer para aula para explorá-los)
Depois de partilharem suas observações convidá-los a compor um mosaico de papel. Sugerimos que de início eles continuem um mosaico já iniciado, depois criem o seu. (Exemplos figura 2).

Outra sugestão para o trabalho com regularidades é a composição de um colar de contas. A professora mostra um para os alunos e explora seus padrões. Posteriormente convida os alunos para com miçangas comporem os seus colares apresentando padrões. Por exemplo: uma miçanga branca, duas azuis e uma branca novamente; uma branca, duas azuis e uma branca. Ou uma preta maior, uma azul média e uma branca pequena...

Figura 1
1) Consideramos a questão da forma.

2) consideramos a questão da cor.

Figura 2

 Criação de mosaicos.
1)

2)

Voltar