Estratégias:
Seqüência com blocos lógicos
Os alunos em círculo são divididos em duas equipes. Cada
aluno recebe uma peça dos blocos lógicos. No meio do círculo
o professor monta uma seqüência contendo um "segredo" ( Exemplo
figura 1).
Conversando nas equipes, os alunos, tentam descobrir o "segredo". Para
tanto tentarão preencher com suas peças alternadamente um
de cada equipe, completando a seqüência já iniciada.
Vence a equipe que colocar todas as peças ou ficar com menor número
de peças em seu poder.
No início a seqüência pode considerar apenas uma
características dos blocos e depois pode ir aumentando.
Após o jogo pedir que observem um quadro que contém mosaico.
Oralmente explorar as regularidades e padrões encontrados na tela.
(Caso o professor ou os alunos conheçam outros quadros com estas
características poderão trazer para aula para explorá-los)
Depois de partilharem suas observações convidá-los
a compor um mosaico de papel. Sugerimos que de início eles continuem
um mosaico já iniciado, depois criem o seu. (Exemplos figura 2).
Outra sugestão para o trabalho com regularidades é a composição de um colar de contas. A professora mostra um para os alunos e explora seus padrões. Posteriormente convida os alunos para com miçangas comporem os seus colares apresentando padrões. Por exemplo: uma miçanga branca, duas azuis e uma branca novamente; uma branca, duas azuis e uma branca. Ou uma preta maior, uma azul média e uma branca pequena...
2) consideramos a questão da cor.
Figura 2
Criação de mosaicos.
1)
2)