1) Vamos analisar uma tabela?
Descubra como começou e continue:
( possíveis respostas : "Nas linhas os números começam da mesma forma e nas colunas eles terminam da mesma forma." "Nas linhas vão de um em um. Nas colunas de dez em dez"...)
P.S.: Quando os alunos estudarem as tabuadas a mesma atividade pode ser aplicada. Entre todas as tabuadas a que apresenta mais regularidades é a do nove. Deste modo será com esta tabuada que iremos sugerir algumas atividades.
Adivinha:
Vamos fazer um exercício mental. Acompanhe, em pensamento, o
que for sendo dito e só dê a resposta ao final:
- Pense em um número de 1 a 10; (por exemplo, 9)
- Multiplique-o por 9; (9X9 = 81)
- Some os dois algarismos do resultado da conta acima; (8+1=9)
- Desse resultado subtraia 5; (9-5=4)
- Veja a qual letra do alfabeto corresponde esse número; (letra
D)
- Pense em um país que em Língua Portuguesa comece com
essa letra;
- Desse país conte a Quinta letra;
- Pense num animal com essa letra.
Provavelmente o país que você pensou foi Dinamarca e o animal Macaco.
Isto ocorre porque na multiplicação do nove, a soma
dos algarismos que compõem seu resultado será sempre nove.
Com essa adivinha estamos trabalhando com: a tabuada do nove, probabilidade
e certeza, no caso do país e do animal. No caso do país são
poucos os países que na Língua Portuguesa comecem com D que
não seja a Dinamarca, e quando se fala para pensar em um animal
com a letra M, logo nos vem macaco, mas é claro que existem muitos
outros animais.
Veremos a seguir algumas atividades com a tabuada do nove, que envolve
padrão e relação, dentre elas uma que exemplificará
melhor a charada acima.
1) Complete a tabela. Depois, pinte os de 9 em 9 a partir de:
b) Observando os algarismos das unidades e depois os algarismos das dezenas nos resultados da tabuada do 9, o que você descobriu?
2) Descobrindo padrões
Observe e verifique se vale sempre:
Olhando a tabela do exercício 1 observe bem as linhas e as colunas e descubra tudo o que você conseguir. Escreva suas descobertas. Mostre aos seus colegas.