Ativivade 2

Unidade didática : Padrões e relações



 

Conteúdo matemático: Padrões e ralações na numeração e tabuadas

Objetivo: 
- Os alunos deverão reconhecer nas tabelas numéricas os padrões utilizados, descrevendo-os.

Estratégia:
Agora o professor irá propor um trabalho com tabelas, onde em duplas os alunos preencherão e descobrirão os padrões e regularidades. Após a atividade fica interessante partilhar as descobertas das duplas e formar um grande cartaz:

1) Vamos analisar uma tabela?
Descubra como começou e continue:
 


2) Agora, complete as partes das tabelas abaixo:
 


3) Essas tabelas tem alguns "segredos" interessantes. Será que você consegue descobri-los? Escreva os segredos abaixo e depois conte o que descobriu para a sua sala.

 ( possíveis respostas : "Nas linhas os números começam da mesma forma e nas colunas eles terminam da mesma forma." "Nas linhas vão de um em um. Nas colunas de dez em dez"...)

 P.S.: Quando os alunos estudarem as tabuadas a mesma atividade pode ser aplicada. Entre todas as tabuadas a que apresenta mais regularidades é a do nove. Deste modo será com esta tabuada que iremos sugerir algumas atividades.

Adivinha:

Vamos fazer um exercício mental. Acompanhe, em pensamento, o que for sendo dito e só dê a resposta ao final:
- Pense em um número de 1 a 10; (por exemplo, 9)
- Multiplique-o por 9; (9X9 = 81)
- Some os dois algarismos do resultado da conta acima; (8+1=9)
- Desse resultado subtraia 5; (9-5=4)
- Veja a qual letra do alfabeto corresponde esse número; (letra D)
- Pense em um país que em Língua Portuguesa comece com essa letra;
- Desse país conte a Quinta letra;
- Pense num animal com essa letra.

Provavelmente o país que você pensou foi Dinamarca e o animal Macaco.

 Isto ocorre porque na multiplicação do nove, a soma dos algarismos que compõem seu resultado será sempre nove.
Com essa adivinha estamos trabalhando com: a tabuada do nove, probabilidade e certeza, no caso do país e do animal. No caso do país são poucos os países que na Língua Portuguesa comecem com D que não seja a Dinamarca, e quando se fala para pensar em um animal com a letra M, logo nos vem macaco, mas é claro que existem muitos outros animais.
Veremos a seguir algumas atividades com a tabuada do nove, que envolve padrão e relação, dentre elas uma que exemplificará melhor a charada acima.

1) Complete a tabela. Depois, pinte os de 9 em 9 a partir de:
 


a) O que aconteceu com os quadradinhos que você pintou?

 b) Observando os algarismos das unidades e depois os algarismos das dezenas nos resultados da tabuada do 9, o que você descobriu?

 2) Descobrindo padrões
Observe e verifique se vale sempre:

Olhando a tabela do exercício 1 observe bem as linhas e as colunas e descubra tudo o que você conseguir. Escreva suas descobertas. Mostre aos seus colegas.

Voltar