Atividade 3

Unidade didática : Padrões e relações



 

Conteúdo matemático : operações de adição e subtração, par e ímpar

Objetivo:
- Os alunos deverão identificar regularidade nas operações de número pares e ímpares, estabelecendo relações entre eles.

Estratégia:

Jogo do par e ímpar
Sentados em grupos cada um recebe uma folha e também pode ser usada uma calculadora.
A professora vai ditando os desafios e eles responderão marcando pontos para cada resposta certa. Nesta atividade, após o término do jogo o interessante é que o professor explore as descobertas, registrando as regularidades.

 Os desafios a serem propostos para os grupos são:
· Escrevam dois números pares
· Somando os dois números o resultado é par ou ímpar?
· Escreva dois números ímpares.
· Somando os dois números o resultado é par ou ímpar?
· Escrevam um número par e um número ímpar.
· Somando o resultado é par ou ímpar?
· Qual a regra que podemos descobrir?

O professor pode fazer o mesmo com as operações de subtração percebendo se o padrão é o mesmo da adição ou não.
Outra sugestão para o trabalho de regularidades em operações é apresentada a seguir:

1) Complete a seqüência, começando pelo 50 e subtraindo 7:

a) Observe a seqüência acima, depois adicione: o 1º número com o 6º; o 2º com o 5º; o 3º com o 4º:
b) O que você observa ao comparar as somas?

 2) Faça como na atividade anterior. Escolha o número inicial e o número que você vai subtrair. Construa a seqüência e adicione os números das mesmas posições do exercício anterior. O que você observa ao comparar as somas?

Voltar