Jogo do par e ímpar
Sentados em grupos cada um recebe uma folha e também pode ser
usada uma calculadora.
A professora vai ditando os desafios e eles responderão marcando
pontos para cada resposta certa. Nesta atividade, após o término
do jogo o interessante é que o professor explore as descobertas,
registrando as regularidades.
Os desafios a serem propostos para os grupos são:
· Escrevam dois números pares
· Somando os dois números o resultado é par ou
ímpar?
· Escreva dois números ímpares.
· Somando os dois números o resultado é par ou
ímpar?
· Escrevam um número par e um número ímpar.
· Somando o resultado é par ou ímpar?
· Qual a regra que podemos descobrir?
O professor pode fazer o mesmo com as operações de subtração
percebendo se o padrão é o mesmo da adição
ou não.
Outra sugestão para o trabalho de regularidades em operações
é apresentada a seguir:
1) Complete a seqüência, começando pelo 50 e subtraindo 7:
a) Observe a seqüência acima, depois adicione: o 1º
número com o 6º; o 2º com o 5º; o 3º com o 4º:
b) O que você observa ao comparar as somas?
2) Faça como na atividade anterior. Escolha o número inicial e o número que você vai subtrair. Construa a seqüência e adicione os números das mesmas posições do exercício anterior. O que você observa ao comparar as somas?