2. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Documento oficial brasileiro de parâmetros curriculares
nacionais para o ensino de matemática. Este documento foi elaborado
a partir do estudo e análise das diversas realidades educacionais
de todo Brasil. E o seu desafio estava em atingir, com um mesmo e único
documento, as realidades mais diferenciadas e ricas que formam o país.
A primeira parte deste documento é mais uma base reflexiva teórica,
que nos propõe uma reflexão sobre a importância do
estudo e ensino de matemática em nosso meio e em nossa atual sociedade,
e uma reflexão sobre a sua abordagem e apresentação
para o aluno em sala de aula. São os princípios norteadores
do ensino de matemática.
Já a segunda parte do documento trata de uma parte mais prática,
o cotidiano de sala de aula. Irá abordar o primeiro e o segundo
ciclos respectivamente. Em seu particular: como se dá o ensino de
matemática em cada um desses ciclos, os objetivos em cada um deles,
os conteúdos que os compõe, os critérios de avaliação...
e por fim orientações didática para o trabalho em
matemática.
3. PILETTI, Claudino (org.). Didática Especial:. Ed. Ática, SP, 11a edição, 1994.
Um livro, organizado por Claudino Pilleti, voltado para o magistério, que trata das áreas de ensino: Língua Portuguesa, Matemática, Estudos Sociais, Ciências. Esse tratamento, no entanto, não é muito detalhado, justamente pela pretensão de dar um panorama geral sobre essas áreas e como elas poderão vir a serem trabalhadas em sala de aula.
4. Mendes, C. Bressan, F. Matemática. Ediouro, SP, 1998.
5. Dante, Luiz Roberto. Vivência e Construção
Matemática. Vol.2. Ed. Ática, 1997.