Referências / Sínteses:

 

1. COMISSION on Standards form School Mathematics of National Council of Teachers of Mathematics. Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar. Lisboa: Associação dos Professores de Matemática e Instituto de Inovação Educacional, 1994.

 O documento faz uma abordagem aos estudos de matemática enfatizando os conteúdos disciplinares que compõe o currículo da mesma. Há uma introdução aos programas curriculares onde se expressa uma reflexão sobre os mesmos. No total são (13) normas (unidades didáticas) analisadas e estudadas em seu particular neste documento. A importância de cada uma delas no todo do currículo, sua função na formação do aluno, a forma mais conveniente de ser trabalhada, sua forma de avaliação, etc. Todas as normas são muito exemplificadas com atividades.

 2. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

 Documento oficial brasileiro de parâmetros curriculares nacionais para o ensino de matemática. Este documento foi elaborado a partir do estudo e análise das diversas realidades educacionais de todo Brasil. E o seu desafio estava em atingir, com um mesmo e único documento, as realidades mais diferenciadas e ricas que formam o país.
A primeira parte deste documento é mais uma base reflexiva teórica, que nos propõe uma reflexão sobre a importância do estudo e ensino de matemática em nosso meio e em nossa atual sociedade, e uma reflexão sobre a sua abordagem e apresentação para o aluno em sala de aula. São os princípios norteadores do ensino de matemática.
Já a segunda parte do documento trata de uma parte mais prática, o cotidiano de sala de aula. Irá abordar o primeiro e o segundo ciclos respectivamente. Em seu particular: como se dá o ensino de matemática em cada um desses ciclos, os objetivos em cada um deles, os conteúdos que os compõe, os critérios de avaliação... e por fim orientações didática para o trabalho em matemática.

 3. PILETTI, Claudino (org.). Didática Especial:. Ed. Ática, SP, 11a edição, 1994.

 Um livro, organizado por Claudino Pilleti, voltado para o magistério, que trata das áreas de ensino: Língua Portuguesa, Matemática, Estudos Sociais, Ciências. Esse tratamento, no entanto, não é muito detalhado, justamente pela pretensão de dar um panorama geral sobre essas áreas e como elas poderão vir a serem trabalhadas em sala de aula.

4. Mendes, C. Bressan, F. Matemática. Ediouro, SP, 1998.

 5. Dante, Luiz Roberto. Vivência e Construção Matemática. Vol.2. Ed. Ática, 1997.
 

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