aula | 1ª Parte | 2ª Parte |
1ª - 03/2 | - Apresentação do curso | -
Texto inicial: CARAÇA, B.J. "Duas atitudes em face
da ciência" Objetivos do ensino de Matemática no ensino fundamental. |
2ª - 02/3 | - Números: Enfoque histórico e epistemológico - Texto 1: - DUHALDE, M. E. & CUBERES, M. T. G. Encontros Iniciais com a matemática cap. 3 | - Escolha dos temas para o trabalho. |
3ª -09/3 | - Sistema de numeração | -
Texto 2 - IFRAH, G. Números: a história de uma
grande invenção. Cap.3 - Discussão sobre os projetos da unidade didática |
4ª -16/3 | - Operações com os números naturais adição e subtração | Estágio/grupo de trabalho |
5ª -23/3 | - Operações com números naturais multiplicação e divisão | - Texto 3 - A Atividade de ensino como unidade formadora |
6ª -30/3 | - Oficina para a elaboração de uma home page (Laboratório de informática) | Grupos de trabalho |
7ª -06/4 | -
Números racionais - Frações |
Operações com números racionais |
8ª -20/4 | - Números Racionais operações | Representação decimal dos números racionais |
9ª - 27/4 | - Recursos metodológicos para o ensino de matemática: Jogo e material estruturado | Texto 4 -ZABALA, A. A prática Educativa cap. 7 |
10ª -04/5 | - Resolução de problemas | Estágio: discussão em classe |
11ª -11/5 | - Medidas | Medidas - Exercício didático |
12ª -18/5 | - Geometria | Texto 5 - Geometria nas séries iniciais |
13ª -25/5 | - Estágio/oficina de geometria | Estágio/oficina |
14ª -01/6 | - Oficina para a elaboração de uma home page | Grupos de trabalho |
15ª -08/6 | - Apresentação da Unidade Didática | (continuação) |
16ª-22/6 | - Prova | |
17ª -29/6 | - Entrega dos relatórios e discussão do estágio | Avaliação geral dos trabalhos |