Tendo
em vista os objetivos do curso de pedagogia e, em especial, a natureza das
disciplinas do 3º ano, apresentamos a seguir uma orientação específica para
o desenvolvimento dos estágios nas disciplinas: Coordenação do Trabalho na
Escola II, Metodologia do Ensino de Matemática, Metodologia do Ensino de
Português: a Alfabetização e Educação Infantil.
É
importante reafirmar que os estágios podem e devem ser percebidos como uma
experiência significativa no processo de formação inicial de um profissional
comprometido com a construção de uma escola pública democrática para todos.
Tendo
em vista as especificidades das disciplinas do 3º ano, o estágio pode ser
considerado como a mediação entre a vivência e a compreensão do processo de
construção do Projeto Político-Pedagógico da escola, nas suas dimensões
constitutivas: das intenções, princípios e objetivos; e da organização da
escola (o trabalho com o conhecimento e suas formas de gestão).
Desta
forma, entendemos que o estágio integrado possibilita a busca de relações
entre as diferentes disciplinas desta série, a partir da problematização da
gestão do sistema educacional (rede/escola) e dos conhecimentos trabalhados em
cada uma delas.
Isto posto, os alunos poderão contemplar três modalidades de estágios:
A) nas unidades escolares (preferencialmente em escolas estaduais e/ou municipais;
B) nas Diretorias Regionais de Ensino- rede estadual- e Núcleos de Ação Educativa- NAES- rede municipal
C) em Projetos
Especiais que contemplem as especificidades dos conteúdos trabalhados nas
disciplinas do 3º ano.
A)
NAS UNIDADES ESCOLARES (preferencialmente nas escolas estaduais e/ou
municipais).
1. Desenvolver uma visão geral da escola (identificação, nome,
endereço, cursos - educação infantil, ensino fundamental, ensino médio -
turmas, turnos, corpo docente, técnicos, segmentos, dados sobre o rendimento de
alunos, evasão repetência, etc.)
2. Conhecer aspectos do projeto político-pedagógico em desenvolvimento
(objetivos educacionais, sistemática de planejamento, planos de ensino,
programas, projetos; tentar entender como a escola trabalha o conhecimento.)
3.
Conhecer aspectos do trabalho do coordenador pedagógico(sistemática
de avaliação do coordenador com os professores: reuniões, encontros; trabalho
coletivo e individualizado...)
4.
Analisar material pedagógico produzido e utilizado pelos professores
(planos de ensino, planos de aulas, textos, roteiros, exercícios...)
5.
Realizar pequenas entrevistas (preferencialmente com o coordenador
pedagógico e/ou coordenador de curso e/ou área de estudo...)
6.
Participar de atividades desenvolvidas pelo coordenador pedagógico
(encontro com professores, alunos e pais; horário de trabalho coletivo reuniões
pedagógicas; serviços de estudo em serviço; grupos de formação;...)
7. Participar de ações educativas desenvolvidas pelos professores e/ou propor atividades para serem realizadas com os alunos de uma unidade escolar.
B) NAS DIRETORIAS REGIONAIS DE ENSINO - DEs (Capital, Grande São
Paulo, Interior); NÚCLEOS DE AÇÃO EDUCATIVA-NAEs.
1. Conhecer aspectos da organização e funcionamento de uma Diretoria
Regional de Ensino e/ou Núcleos de Ação Educativa - NAEs (dependências,
setores, equipes, projetos, atividades, rotinas, organograma...)
2.
Conhecer os aspectos do trabalho da Oficina Pedagógica e dos
Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATPs) (dependências, acervo, equipe,
coordenação, projetos de educação continuada, atendimentos, facilidades e
dificuldades do trabalho).
3.
Conhecer mais de perto o trabalho dos
Supervisores (planejamento e desenvolvimento da rotina de trabalhos;
plantão, atendimentos, projetos, legislação, visita às escolas; facilidades
e dificuldades da ação supervisora...)
C. PROJETOS ESPECIAIS
Considerando a natureza das disciplinas, os
alunos poderão apresentar projetos específicos para a realização dos estágios,
que serão orientados, conforme as suas especificidade, por um ou mais
professores do 3º ano.
1. Planejamento
(neste momento, ainda em sala de aula, serão realizadas leituras, discussões,
elaboração de roteiros, cronogramas, agendamento das visitas...)
2. Desenvolvimento
(realização das visitas, observações, entrevistas, coleta de dados e
materiais, apontamentos, registros...)
3. Análise de
dados e elaboração do relatório final (o relatório deverá documentar o
planejamento, o desenvolvimento e a avaliação dos estágios realizados)
4. Anexos
(todo material significativo coletado poderá ser colocado junto ao relatório
final: folhetos, gráficos, tabelas, fotos, trabalho dos alunos, etc.)
5. Número de
participantes por grupo - Como combinado, os estágios poderão ser
realizados individualmente ou em pequenos grupos ( de 4 a 5 alunos).
Sugerimos ainda que uma fotocópia da ficha de estágio,
devidamente preenchida, assinada e carimbada seja anexada ao relatório,
possibilitando assim uma análise do conteúdo da experiência e o registro da
mesma.
Ao longo do semestre/ano 2001, durante as aulas e em
plantões, os professores estarão acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos.
Roteiro para elaboração do Relatório
¨
Identificação
·
Resumo do
trabalho
·
Descrição
do que foi realizado
·
Apresentação
dos dados
·
Análise
dos dados
·
Considerações
finais: O que esta experiência de estágio significou na minha formação?
·
Atenção!
Depois de elaborar as considerações finais do relatório, finalize seu
trabalho, formulando uma boa pergunta, mobilizadora para o estudo/ prática de
formação de educadores.
·
Que
possibilidade você apontaria para a continuidade deste estudo no próximo
semestre?
Você pode obter estas orientações
clicando no arquivo abaixo.
estg2001.doc