INTEGRAÇÃO  DO TRABALHO – DISCIPLINAS DO 3º ANO

1º sem. 2001



Professores:  
Andréa C. Carrer
José C. Fusari
Manoel Oriosvaldo de Moura
Maria do Carmo D. Mendonça
Mary Julia Martins Dietzsch

 

 

Tendo em vista os objetivos do curso de pedagogia e, em especial, a natureza das disciplinas do 3º ano, apresentamos a seguir uma orientação específica para o desenvolvimento dos estágios nas disciplinas: Coordenação do Trabalho na Escola II, Metodologia do Ensino de Matemática, Metodologia do Ensino de Português: a Alfabetização e Educação Infantil.

É importante reafirmar que os estágios podem e devem ser percebidos como uma experiência significativa no processo de formação inicial de um profissional comprometido com a construção de uma escola pública democrática para todos.

Tendo em vista as especificidades das disciplinas do 3º ano, o estágio pode ser considerado como a mediação entre a vivência e a compreensão do processo de construção do Projeto Político-Pedagógico da escola, nas suas dimensões constitutivas: das intenções, princípios e objetivos; e da organização da escola (o trabalho com o conhecimento e suas formas de gestão).

Desta forma, entendemos que o estágio integrado possibilita a busca de relações entre as diferentes disciplinas desta série, a partir da problematização da gestão do sistema educacional (rede/escola) e dos conhecimentos trabalhados em cada uma delas.

Isto posto, os alunos poderão contemplar três modalidades de estágios: 

            A) nas unidades escolares (preferencialmente em escolas estaduais e/ou municipais; 

            B) nas Diretorias Regionais de Ensino- rede estadual- e  Núcleos de Ação Educativa- NAES- rede municipal

            C) em Projetos Especiais que contemplem as especificidades dos conteúdos trabalhados nas disciplinas do 3º ano.  

A) NAS UNIDADES ESCOLARES (preferencialmente nas escolas estaduais e/ou municipais).

1. Desenvolver uma visão geral da escola (identificação, nome, endereço, cursos - educação infantil, ensino fundamental, ensino médio - turmas, turnos, corpo docente, técnicos, segmentos, dados sobre o rendimento de alunos, evasão repetência, etc.)

2. Conhecer aspectos do projeto político-pedagógico em desenvolvimento (objetivos educacionais, sistemática de planejamento, planos de ensino, programas, projetos; tentar entender como a escola trabalha o conhecimento.)

3. Conhecer aspectos do trabalho do coordenador pedagógico(sistemática de avaliação do coordenador com os professores: reuniões, encontros; trabalho coletivo e individualizado...)

4. Analisar material pedagógico produzido e utilizado pelos professores (planos de ensino, planos de aulas, textos, roteiros, exercícios...)

5. Realizar pequenas entrevistas (preferencialmente com o coordenador pedagógico e/ou coordenador de curso e/ou área de estudo...)

6. Participar de atividades desenvolvidas pelo coordenador pedagógico (encontro com professores, alunos e pais; horário de trabalho coletivo reuniões pedagógicas; serviços de estudo em serviço; grupos de formação;...)

7. Participar de ações educativas desenvolvidas pelos professores e/ou propor atividades para serem realizadas com os alunos de uma unidade escolar.

 

B) NAS DIRETORIAS REGIONAIS DE ENSINO - DEs (Capital, Grande São Paulo,  Interior); NÚCLEOS DE AÇÃO EDUCATIVA-NAEs.

1. Conhecer aspectos da organização e funcionamento de uma Diretoria Regional de Ensino e/ou Núcleos de Ação Educativa - NAEs (dependências, setores, equipes, projetos, atividades, rotinas, organograma...)

2. Conhecer os aspectos do trabalho da Oficina Pedagógica e dos Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATPs) (dependências, acervo, equipe, coordenação, projetos de educação continuada, atendimentos, facilidades e dificuldades do trabalho).

3. Conhecer mais de perto o trabalho dos  Supervisores (planejamento e desenvolvimento da rotina de trabalhos; plantão, atendimentos, projetos, legislação, visita às escolas; facilidades e dificuldades da ação supervisora...)

 

C. PROJETOS ESPECIAIS  

Considerando a natureza das disciplinas, os alunos poderão apresentar projetos específicos para a realização dos estágios, que serão orientados, conforme as suas especificidade, por um ou mais professores do 3º ano.

1. Planejamento (neste momento, ainda em sala de aula, serão realizadas leituras, discussões, elaboração de roteiros, cronogramas, agendamento das visitas...)

2. Desenvolvimento (realização das visitas, observações, entrevistas, coleta de dados e materiais, apontamentos, registros...)

3. Análise de dados e elaboração do relatório final (o relatório deverá documentar o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação dos estágios realizados)

4. Anexos (todo material significativo coletado poderá ser colocado junto ao relatório final: folhetos, gráficos, tabelas, fotos, trabalho dos alunos, etc.)

5. Número de participantes por grupo - Como combinado, os estágios poderão ser realizados individualmente ou em pequenos grupos ( de 4 a 5 alunos).

Sugerimos ainda que uma fotocópia da ficha de estágio, devidamente preenchida, assinada e carimbada seja anexada ao relatório, possibilitando assim uma análise do conteúdo da experiência e o registro da mesma.

Ao longo do semestre/ano 2001, durante as aulas e em plantões, os professores estarão acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos.

 

¨      Identificação

·           Resumo do trabalho

·           Descrição do que foi realizado

·           Apresentação dos dados

·           Análise dos dados

·           Considerações finais: O que esta experiência de estágio significou na minha formação?

·           Atenção! Depois de elaborar as considerações finais do relatório, finalize seu trabalho, formulando uma boa pergunta, mobilizadora para o estudo/ prática de formação de educadores.

·           Que possibilidade você apontaria para a continuidade deste estudo no próximo semestre?

Você pode obter estas orientações
   clicando no arquivo abaixo.
           estg2001.doc