Programa da Disciplina
Objetivos:
- Fazer uma abordagem dos conteúdos de matemática das primeiras séries do Ensino Fundamental procurando-se atender às necessidades de formação do pedagogo, possibilitando-lhe o acesso às diversas concepções sobre a matemática, a sua aprendizagem e principais métodos de ensino decorrentes destes pressupostos teóricos.
- Subsidiar o futuro professor para estruturar o ensino de matemática às crianças de 1ª a 4ª séries, estabelecendo uma linha longitudinal que leve em conta as relações que os conteúdos deste período tem com aquele da pré-escola e, igualmente, com o de 5ª a 8ª séries.Conteúdo:
- Objetivos do ensino de Matemática do 1º segmento do Ensino Fundamental;
- Fundamentação psicológica do ensino de matemática nas séries iniciais;
- Metodologia do ensino de matemática: exame de processos e técnicas de ensino condizentes com o interesse e capacidade intelectual das crianças;
- Estudo de propostas de ensino para os principais conteúdos de Matemática do currículo do 1º segmento do Ensino Fundamental;
- Recurso metodológicos para o ensino de matemática: o jogo, materiais estruturados, a história do conceito, a resolução de problemas, uso de calculadoras e computador, multimídia, etc.
- Discussão e elaboração de unidades didáticas do ensino de matemática: números, operações e cálculos, geometria e medidas, probalidade e estatística;
- Atividade de ensino: definição e adequação aos objetivos;
- Análise de questões relevantes para o professor de matemática das séries iniciais:
a- Matemática e o processo de alfabetização;
b- Matemática numa sociedade informatizada;
c- Matemática como comunicação;
d- A matemática como resolução de problema;
e- O papel do lúdico no ensino de matemática;
f- Outras questões selecionadas, a partir dos interesses dos alunos;
- Matemática na educação pré-escolar.
Métodos utilizados:
A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas, seminários, análises de textos, discussões, levantamento bibliográfico e trabalhos práticos.Atividades discentes:
Freqüência às aulas teóricas; realização de trabalhos individuais programados; participação nas atividade de grupo; elaboração de atividades de ensino; leituras programadas; realização de provas de avaliação.
Critérios de avaliação de aprendizagem:
A avaliação será continua e levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno sob orientação do professor (em classe ou não), trabalhos e provas.
Normas de recuperação (critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos):
A recuperação será feita tendo por base a reelaboração de trabalhos realizados durante o semestre.
Bibliografia Básica:
CARAÇA, B.J. - Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa, Ed. Bras Monteiro, 1975.
CISCAR, S. L. E GARCIA, M. V. S. Teoria y practica en educacion matematica. Sevilla/Espanha, Alfar, 1990.
D'AMBROSIO, U.- Da realidade à ação: reflexões sobre educação matemática - Campinas, Summus, 1986.
DAVIS, J. P. E HERSH, R. A experiência matemática. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1985.
DUHALDE, M. E. & CUBERES, M. T. G. Encontros Iniciais com a matemática, Porto Alegre, Artmed, 1998
GATTEGNO, C. et alii.El material para la enseñanza de las matemáticas. Madrid, Aguilar, 1967.
HOLE, V. Como ensinar Matemática no básico e no secundário. Lisboa, Livros Horizonte, 1980.
IFRAH, G. Os números: a História de uma grande invenção. Rio de Janeiro, Ed. Globo, 1989.
KAMII, C. e DECLARK, G. - Reiventando a Aritmética, Papirus, Campinas, SP, 1986.
KURT, L. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos e científicos na criança. Porto Alegre, Artes Médicas, 1988.
LURIA, et alii. Psicologia e Pedagogia, Lisboa, Ed. Estampa, Ltda, 1977.
NCTM - NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS. Estandares Curriculares y de evaluacion para la educacion
matemática. Sevilla/Espanha, Sociedade Andaluza de Educacion Matemática "THALES", 1991.
PIAGET, J. e SZEMINSKA, A. - A gênese do número na criança. R.J., Zahar.
POLYA. G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro. Editora Interciência, 1978.
PONTE, J.P e outros. Investigar para aprender matemática, Lisboa, APM, 1996.
ZABALA, A. A prática Educativa, Porto Alegre, Artmed, 1998