RECUPERAÇÃO DE FONTES SERIAIS PARA A HISTORIOGRAFIA DA
CRIANÇA INSTITUCIONALIZADA NO ESTADO DE SÃO PAULO
PLANO DE
TRABALHO E CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Em regime de dedicação exclusiva, o bolsista
integrará a Equipe de Campo do projeto. Individualmente será responsável pelo
manuseio diário de prontuários do acervo, leitura, transcrição de dados para
fichas remissivas, digitação e escaneamento de dados e informações para
alimentação de banco de dados;
Como trabalho coletivo participará das seguintes
atividades:
1.
dimensionamento
da produção documental de cada período de Governo;
2.
estudo,
análise e classificação dos documentos do acervo junto com Equipe
Multidisciplinar.
3.
identificação,
contextualização histórica e fundamentação teórico-metodológica das práticas
psicológicas identificadas nos prontuários;
4.
pesquisa
e levantamento da bibliografia especializada;
5.
elaboração
das diretrizes gerais para constituição da linha de pesquisa no Programa de
Pós-Graduação em Psicologia;
6.
higienização
e acondicionamento dos prontuários para guarda e preservação, sob orientação do
Arquivo do Estado.
Estará trabalhando integrado com alunos das áreas de
Pedagogia, História, Ciências Sociais, Serviço Social, Arquivística e Direito,
sob a supervisão direta de alunos de pós-graduação e coordenação de professores
doutores.
Receberá o treinamento de 120 horas previsto para
todos os membros da equipe na Fase I – i) História da Criança no Brasil; ii)
legislação menorista; iii) Evolução das políticas de atendimento à criança e ao
adolescente; iv) legislação, métodos e técnicas de arquivística.
Participará dos treinamentos da Fase II – i) métodos
e técnicas de pesquisa em Psicologia; ii) métodos quantitativos e qualitativos;
iii) psicologia jurídica e institucional; iv) aprofundamento da linha de
pesquisa específica.
Durante os 12 meses de vigência da bolsa de
treinamento o bolsista cumprirá um programa de leituras dirigidas a partir da
bibliografia básica do projeto.
LINHA DE
PESQUISA EM PSICOLOGIA
As atividades, interesses acadêmicos e necessidades
de especialização de alunos de graduação e de pós-graduação serão contempladas
dentro da linha de pesquisa intitulada Psicologia Institucional, visando à
continuidade dos estudos e de especialização profissional.
Mês/atividade |
MAR |
ABR |
MAI |
JUN |
JUL |
AGO |
Responsabilidades da FEUSP |
06
– Definição da equipe de pesquisa Feusp 1.
Coordenação 2.
Equipe de
Estudos e análises 3.
Equipe Técnica 4.
Equipe de Campo |
Início
da Formação Estudos
e análises do acervo |
Continuação
Formação Desenho
da Tela de Entrada de dados Desenho
do Banco de Dados |
Continuação
da Formação Início
da transcrição dos prontuários para fichas Identificação
das unidades produtoras Levantamento da
legislação |
Organização do Guia do Acervo |
Conclusão dos trabalhos relativos à Fase I |
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Aquisição dos
equipamentos 06
Micros 01 Scaner 01 Impressora 01 Zip Drive |
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Discussão e análises do material produzido |
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Relatório Científico para Fapesp |
Responsabilidades da FEBEM |
Definição da
equipe Febem 06 Membros
CAD 04 Técnicos 02
Funcionários NDA |
Definição do espaço físico para instalação da base de trabalho |
Apreciação preliminar dos recursos de software desenvolvidos |
Supervisão dos estudos e análises do acervo |
Elaboração conjunta da Tabela de Temporalidade e do Plano de
Classificação |
Relatório ao Arquivo do Estado |
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Início treinamento CAD/Febem |
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Programa de
Formação (120 h/a)
Dia |
Tema |
Carga Horária |
Docente |
26 e 27/05 |
Como organizar arquivos Arquivo do Estado |
16 |
Profª Drª Márcia Cristina de Carvalho Pazin |
02/06 |
Estrutura, organização e funcionamento do Núcleo de Documentação do
Adolescente NDA/Febem |
04 |
Sérgio Ranale |
09/06 |
Como classificar e ordenar documentos de arquivos Feusp |
04 |
Maria Cristina Vendrameto |
22 e 23/06 |
Como descrever documentos de arquivos: elaboração de instrumentos de
pesquisa Feusp |
04 |
Prof. Dr. André Ancona Lopes |
24 e 25/06 |
Como organizar exposições com documentos de arquivos Arquivo do Estado |
16 |
Prof.
Dr. Antonio Carlos Abdalla |
30/06 |
A história social da criança abandonada Feusp |
04 |
Profª Drª Maria Luiza Marcílio |
07/07 |
Evolução da legislação menorista no Brasil Feusp |
04 |
Prof. Dr. Roebrto da Silva |
14/07 |
Estrutura, organização e funcionamento da Febem Febem |
04 |
Profª Drª Neusa Francisca da Silva |
21/07 |
Tabela de temporalidade e sua aplicação ao projeto FFLCH |
04 |
Profª Drª Ana Maria de Almeida Camargo |
28/07 |
Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de
arquivo FFLCH |
04 |
Profª
Drª Heloísa Belloto |
|
Como fazer programas de reprodução de documentos de arquivos Feusp |
04 |
Maria Cristina Vendrameto |
|
Como elaborar vocabulário controlado para aplicação em arquivos FFLCH |
04 |
Johanna
Smit |
26 e 27/08 |
Como organizar documentos de arquivos Arquivo do Estado |
16 |
Janice Gonçalves |
21 e 22/10 |
Como construir ou reformar espaços para abrigar e conservar
documentos de arquivos Arquivo do Estado |
16 |
Alfredo Luiz Porto de Britto |
18 e 19/11 |
Como fazer gerenciamento eletrônico de documentos de arquivos Arquivo do Estado |
16 |
Vanderlei Batista dos Santos |