Metodologia do Ensino de Matemática - EDM 321

Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura

Materiais Pedagógicos para o

Ensino de Matemática

Esta página tem por objetivo compartilhar parte do que foi discutido, na disciplina Metodologia do Ensino de Matemática, na Faculdade de Educação, da Universidade de São Paulo, no segundo semestre de 1999. Dispomos aqui, o que acreditamos, ser de contribuição para reflexão e prática de educadores, que como nós, procuram fazer do ensino da matemática algo significativo e relevante para formação integral da criança.

Dora Cristina Tanese
Gustavo Isaac Killner
Jéssica Naccarato
Tarsila Krücken Martin

    Neste trabalho nos propomos a apresentar alguns materiais didáticos que podem ser usados no ensino de matemática tanto na Educação Infantil e como no Ensino Fundamental, além de algumas sugestões para o uso dos mesmos.

    Considerando as propostas mais recentes como o sócio-construtivismo, sabemos que as crianças desta faixa etária ainda pensam concretamente e que é este pensar concreto que possibilitará o pensamento formal . Desta forma o uso destes materiais vêm dar suporte para atividades onde as crianças tenham que solucionar problemas conceituais, que estruturem o pensamento matemático, a partir daquilo que lhes é possível e familiar: materiais e situações concretas.

    Dentre os muitos materiais utilizados para o ensino de matemática destacamos: o ábaco, o material dourado, os blocos lógicos, o material de fração, o material cuisenaire, o cartaz valor lugar (cavalu),o geoplano. Outros materiais poderiam ser citados, pois são muitos os materiais que podem ser usados no ensino de matemática.



 
 
ÁBACO
MATERIAL DOURADO
BLOCOS LÓGICOS
abako.gif (256916 bytes) matdr.gif (87758 bytes) blk.gif (73881 bytes)


Índice dos trabalhos