MATERIAL DOURADO

Introdução

Atividades Propostas

Explorando o Material Dourado

Vamos fazer um Trem?

   

 

 

 

 

 

 

Introdução

O Material Dourado é um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática.

    Embora especialmente elaborado para o trabalho com aritmética, a idealização deste material seguiu os mesmos princípios montessorianos para a criação de qualquer um dos seus materiais, a educação sensorial:

    Inicialmente, o Material Dourado era conhecido como "Material das Contas Douradas" e sua forma era a seguinte:

mdb8.JPG (10069 bytes)

    Embora esse material permitisse que as próprias crianças compusessem as dezenas e centenas, a imprecisão das medidas dos quadrados e cubos se constituía num problema ao serem realizadas atividades com números decimais e raiz quadrada, entre outras aplicações possíveis para o material de contas. Foi por isso que Lubienska de Lenval, seguidor de Montessori, fez uma modificação no material inicial e o construiu em madeira na forma que encontramos atualmente.

mdb1.JPG (11182 bytes)

    O nome "Material Dourado" vem do original "Material de Contas Douradas". Em analogia às contas, o material apresenta sulcos em forma de quadrados.

    Pode-se fazer uma adaptação do material dourado para o trabalho em sala de aula, com papel quadriculado de 1cm X 1 cm, onde as peças são feitas da seguinte forma:

mdb2.JPG (8064 bytes)

 

unidade           dezena           centena

        (1 X1)                (1 X 10)        (10 X 10)

 

    Este material em papel possui a limitação de não ser possível a construção do bloco, o que é uma desvantagem em relação ao material em madeira.

    O primeiro contato do aluno com o material deve ocorrer de forma lúdica para que ele possa explorá-lo livremente. É nesse momento que a criança percebe a forma, a constituição e os tipos de peça do material.

    Ao desenvolver as atividades o professor pode pedir às crianças que elas mesmas atribuam nomes aos diferentes tipos de peças do material e criem uma forma própria de registrar o que vão fazendo. Seria conveniente que o professor trabalhasse durante algum tempo com a linguagem das crianças para depois adotar os nomes convencionais: cubinho, barra, placa e bloco.

    Isso porque uma maneira de abordar notações e convenções na aula de matemática é incentivar o aluno a criar seus próprios métodos de resolver problemas com materiais concretos e pensar as notações e expressões que usará para representar suas soluções. O objetivo disto é levar o aluno a perceber que toda notação é um dos muitos modos válidos para expressar seu pensamento e suas formas de raciocínio.

    É necessário que os próprios alunos criem sua própria linguagem para compreender, com o decorrer do tempo, a convencionalidade da linguagem matemática.

    As primeiras atividades sistematizadas a serem propostas com o Material Dourado, ou sua representação em papel, têm como objetivos fazer com que o aluno perceba as relações entre as peças e compreenda as trocas no Sistema de Numeração Decimal.

 

mdb4.JPG (8175 bytes)

mdb5.JPG (19219 bytes)

onde:

1 cubinho representa 1 unidade;

1 barra equivale  a 10 cubinhos equivalem (1 dezena ou 10 unidades);

1 placa equivale a 10 barras ou 100 cubinhos  (1 centena, 10 dezenas ou 100 unidades);

1 cubo equivale a 10 placas 1000 ou 100 barras ou 1000 cubinhos (1 unidade de milhar,10 centenas, 100 dezenas ou 1000 unidades).     

Atividades Propostas

Explorando o Material Dourado

Objetivos:

- perceber as relações que existem entre as peças do material dourado;

- através das trocas, compreender que no Sitema de Numeração Decimal, 1 unidade da ordem imediatamente posterior corresponde a 10 unidades da ordem imediatamente anterior.

Metodologia:

    Após permitir que os alunos, em grupos, brinquem livremente com o material dourado, o professor poderá sugerir as seguintes montagens:

- uma barra feita de cubinhos;

- uma placa feita de barras;

- uma placa feita de cubinhos;

- um bloco feito de barras;

- um bloco feito de placas.

    O professor poderá estimular os alunos a chegarem a algumas conclusões perguntando, por exemplo:

- Quantos cubinhos eu preciso para formar uma barra?

- Quantas barras eu preciso para formar uma placa?

- Quantos cubinhos eu preciso para formar uma placa?

- Quantas barras eu preciso para formar um bloco?

- Quantas placas eu preciso para formar um bloco?   

    Nessa atividade, o professor também pode explorar conceitos geométricos, propondo desafios, como por exemplo:

- Quantos cubinhos você precisaria para montar um novo cubo?

- Que sólidos geométricos eu posso montar com 9 cubinhos?

Vamos fazer um trem?

Objetivo

- compreender os conceitos de sucessor e antecessor.

Metodologia

    O professor pode pedir que os alunos façam um trem. O primeiro vagão do trem será formado por 1 cubinho, e os vagões seguintes por um cubinho a mais que o anterior. O último vagão será formado por 1 barra.

    Quando as crianças terminarem de montar o trem o professor pode incentivá-las a desenhar o trem e registrar o código de cada vagão.

    É importante que o professor considere as várias possibilidades de construção do trem e de registro encontradas pelos alunos.

       

início ábaco blocos lógicos material de fração material cuisenaire cavalu geoplano outros materiais bibliografia