FEUSP - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
2º semestre de 1999
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
C O N E X Õ E S
M A T E M Á T I CA S
SOLUÇÃO DAS ATIVIDADES
Maria Clara Lopes Saboya .....................................................saboya@fe.usp.br
Márcia Regina Schartner Peres..............................................marperes@fe.usp.br
Ricardo Barros..........................................................................rcrd@fe.usp.br
PROFESSOR(A):
Gostaríamos de lembrar a você que estas respostas são apenas alguns parâmetros pelos quais você pode se guiar, o que não inutiliza outras possíveis respostas lógicas que seus alunos venham elaborar.
Embora a Matemática seja uma ciência exata, trabalha com lógica e esta tem, dependendo da idade da criança, muitas possibilidades. É preciso, no entanto, estar atento para possíveis raciocínios incorretos, que você deve perceber e orientar.
SOLUÇÕES
Vamos analisar os casos mais simples para ver se descobrimos
uma lei de formação geral:
Basta apenas retirar os quatro palitos centrais (palitos riscados
na gravura abaixo), para obtermos quatro quadrados pequenos em cada canto
de um quadrado maior.
6. DINOSSAUROS BRIGUENTOS