FEUSP - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

2º semestre de 1999

METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura

C O N E X Õ E S

M A T E M Á T I CA S

SOLUÇÃO DAS ATIVIDADES

Alunos: Déborah Santos Soares da Silva............................................debsss@fe.usp.br

Maria Clara Lopes Saboya .....................................................saboya@fe.usp.br

Márcia Regina Schartner Peres..............................................marperes@fe.usp.br

Ricardo Barros..........................................................................rcrd@fe.usp.br


PROFESSOR(A):

Gostaríamos de lembrar a você que estas respostas são apenas alguns parâmetros pelos quais você pode se guiar, o que não inutiliza outras possíveis respostas lógicas que seus alunos venham elaborar.

Embora a Matemática seja uma ciência exata, trabalha com lógica e esta tem, dependendo da idade da criança, muitas possibilidades. É preciso, no entanto, estar atento para possíveis raciocínios incorretos, que você deve perceber e orientar.

SOLUÇÕES

  1. DOMINÓ MÁGICO


  2.  
     

  3. ALTOS E BAIXOS


  4.  
     

  5. PALITOS SAIDINHOS

  6. Vamos analisar os casos mais simples para ver se descobrimos uma lei de formação geral:


     
     

  7. PALITOS FUJÕES

  8. Basta apenas retirar os quatro palitos centrais (palitos riscados na gravura abaixo), para obtermos quatro quadrados pequenos em cada canto de um quadrado maior.

  9. APERTOS DE MÃO

  10. 6. DINOSSAUROS BRIGUENTOS


     
     
  11. MOMESCAS