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FEUSP - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

2º semestre de 1999

METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura

VOCÊ QUER SABER O QUE ESTE CACHORRINHO FAZ CORRENDO AÍ EM CIMA???

NÓS LHE RESPONDEMOS: NADA! É APENAS NOSSO MASCOTE... PRÁ DAR SORTE...

C O N E X Õ E S

M A T E M Á T I CA S




ALUNOS:

Déborah Santos Soares da Silva............................................debsss@fe.usp.br

Maria Clara Lopes Saboya ...................................................saboya@fe.usp.br

Márcia Regina Schartner Peres..............................................marperes@fe.usp.br

Ricardo Barros......................................................................rcrd@fe.usp.br
 
 

RESUMO: nas séries iniciais do Ensino Fundamental o estudo da Matemática deve proporcionar oportunidades para que as crianças estabeleçam conexões entre o conhecimento conceitual e o processual, para que relacionem diferentes representações de conceitos ou de procedimentos, reconheçam relações entre diferentes tópicos da Matemática, aplicando-a em outras áreas do currículo e usando-a na vida cotidiana.

ANÁLISE CRÍTICA: É extremamente importante que as crianças associem idéias, quer entre as diferentes áreas da Matemática, quer no interior de cada uma delas, pois quando isto não ocorre as crianças tendem a decorar conceitos e competências que permanecem isolados, ao invés de conhecer princípios gerais relevantes para diversas áreas. Quando as idéias matemáticas são associadas a experiências do cotidiano, quer dentro, quer fora da escola, as crianças percebem a utilidade da Matemática e iniciam a instrumentalização dos conceitos em sua vida diária. Para que se alcance estes objetivos é necessário que o(a) professor(a) parta da experiência de vida do aluno para a expandir e aí integrar o mundo da Matemática. Se a compreensão dos conceitos for associada aos procedimentos, evitaremos que as crianças vejam a Matemática como um conjunto arbitrário de regras ou de conceitos estanques.

ATIVIDADES: desenvolvemos abaixo, algumas atividades que têm como objetivo fazer com que as crianças estabeleçam relações entre o que se pede num desafio ou problema, o desenvolvimento dos procedimentos com a aplicação de conceitos e os resultados obtidos. Não devemos esquecer que se a instrumentalização dos conceitos for associada aos procedimentos, as crianças terão as bases para aplicar, recriar e mesmo inventar novos procedimentos quando for necessário. Algumas destas atividades foram elaboradas por nós, outras foram colhidas em livros e revistas (há referência bibliográfica no final da lista de atividades) a partir dos critérios estabelecidos pela nossa linha de pesquisa - conexões matemáticas. Para facilitar a escolha, classificamos as atividades em graus de dificuldade. Procuramos trabalhar com atividades da chamada "matemática recreativa", no afã de despertar na criança o gosto por esta ciência tão especial que é a Matemática, pois como dizia Pitágoras de Samos "Todas as coisas são números". Para acessar basta clicar sobre a atividade desejada:
 
 

Dominó Mágico (difícil)

Altos e Baixos (médio)

Palitos saidinhos (médio)

Palitos fujões (médio)

Apertos de mão (médio)

Dinossauros briguentos (fácil)

Momescas

  Soluções das atividades

Bibliografia utilizada


 
 
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Índice dos trabalhos