FEUSP - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
2º semestre de 1999
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
EDM 321
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
C O N E X Õ E S
M A T E M Á T I CA S
ALUNOS:
Déborah Santos Soares da Silva............................................debsss@fe.usp.br
Maria Clara Lopes Saboya ...................................................saboya@fe.usp.br
Márcia Regina Schartner Peres..............................................marperes@fe.usp.br
Ricardo Barros......................................................................rcrd@fe.usp.br
Atividade: "Dinossauros briguentos"
Faixa etária: de 7 a 10 anos
Série: 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental
Número de participantes: 2 participantes por mesa
Material: barbantes de diferentes tamanhos, bichinhos de cartolina como os do desenho abaixo - dinossauros ou outros interessantes - (podem ser desenhados, recortados de revistas, etc.) com fita adesiva no verso ou um pedaço de velcro para que a figura possa aderir na cartolina que será revestida com papel camurça. Um pedaço de cartolina de 0,30 X 0,40 cm revestida com papel camurça.
Descrição da atividade: O professor distribui os tabuleiros de cartolina (papel cartão ou mesmo papelão) revestidos com papel camurça e distribui também os bichinhos e pede que os alunos distribuam os bichinhos como os dinossauros estão abaixo:
A seguir, o/a professor(a) propõe a seguinte atividade:
"Qual o número mínimo de linhas necessário para separar esses dinossauros briguentos?"
O professor pode iniciar a atividade contando uma estória em que os dinossauros não podem ficar juntos porque brigam muito etc...
OBJETIVO: iniciar o aluno no desenvolvimento de estratégias e procedimentos para resolver situações-problema.