FEUSP - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

2º semestre de 1999

METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

EDM 321

Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura

C O N E X Õ E S

M A T E M Á T I CA S

ALUNOS:

Déborah Santos Soares da Silva............................................debsss@fe.usp.br

Maria Clara Lopes Saboya ...................................................saboya@fe.usp.br

Márcia Regina Schartner Peres..............................................marperes@fe.usp.br

Ricardo Barros......................................................................rcrd@fe.usp.br
 
 

Atividade: "Dinossauros briguentos"

Faixa etária: de 7 a 10 anos

Série: 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental

Número de participantes: 2 participantes por mesa

Material: barbantes de diferentes tamanhos, bichinhos de cartolina como os do desenho abaixo - dinossauros ou outros interessantes - (podem ser desenhados, recortados de revistas, etc.) com fita adesiva no verso ou um pedaço de velcro para que a figura possa aderir na cartolina que será revestida com papel camurça. Um pedaço de cartolina de 0,30 X 0,40 cm revestida com papel camurça.

Descrição da atividade: O professor distribui os tabuleiros de cartolina (papel cartão ou mesmo papelão) revestidos com papel camurça e distribui também os bichinhos e pede que os alunos distribuam os bichinhos como os dinossauros estão abaixo:

A seguir, o/a professor(a) propõe a seguinte atividade:

"Qual o número mínimo de linhas necessário para separar esses dinossauros briguentos?"

O professor pode iniciar a atividade contando uma estória em que os dinossauros não podem ficar juntos porque brigam muito etc...

OBJETIVO: iniciar o aluno no desenvolvimento de estratégias e procedimentos para resolver situações-problema.