FEUSP - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

2º semestre de 1999

METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

EDM 321

Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura

C O N E X Õ E S

M A T E M Á T I CA S

ALUNOS:

Déborah Santos Soares da Silva............................................debsss@fe.usp.br

Maria Clara Lopes Saboya ...................................................saboya@fe.usp.br

Márcia Regina Schartner Peres..............................................marperes@fe.usp.br

Ricardo Barros......................................................................rcrd@fe.usp.br
 
 

Atividade: "Altos e baixos"






Faixa etária: a partir de 10 anos

Série: 4ª série do Ensino Fundamental

Número de participantes: 2 a 4 participantes por mesa

Material: palitos de fósforo grandes e pequenos

Descrição da atividade: O professor distribui os palitos (quatro grande e quatro pequenos) aos alunos e pede a eles que posicionem os palitos como no desenho abaixo (ele pode desenhar na lousa, usar transparência ou colar os palitos em uma cartolina para demonstrar aos alunos de onde devem partir). Em seguida propõe o seguinte desafio:

OBJETIVOS: fazer os alunos raciocinarem em termos proporcionais (dobro e metade) e geométrico-espaciais.


 
 

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