2º semestre de 1999
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
EDM 321
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
C O N E X Õ E S
M A T E M Á T I CA S
ALUNOS:
Déborah Santos Soares da Silva............................................debsss@fe.usp.br
Maria Clara Lopes Saboya ...................................................saboya@fe.usp.br
Márcia Regina Schartner Peres..............................................marperes@fe.usp.br
Ricardo Barros......................................................................rcrd@fe.usp.br
Atividade: "Altos e baixos"
Faixa etária: a partir de 10 anos
Série: 4ª série do Ensino Fundamental
Número de participantes: 2 a 4 participantes por mesa
Material: palitos de fósforo grandes e pequenos
Descrição da atividade: O professor distribui os palitos (quatro grande e quatro pequenos) aos alunos e pede a eles que posicionem os palitos como no desenho abaixo (ele pode desenhar na lousa, usar transparência ou colar os palitos em uma cartolina para demonstrar aos alunos de onde devem partir). Em seguida propõe o seguinte desafio:
OBJETIVOS: fazer os alunos raciocinarem em termos proporcionais (dobro e metade) e geométrico-espaciais.