FEUSP - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

2º semestre de 1999

METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

EDM 321

Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura

C O N E X Õ E S

M A T E M Á T I CA S

ALUNOS:

Déborah Santos Soares da Silva............................................debsss@fe.usp.br

Maria Clara Lopes Saboya ...................................................saboya@fe.usp.br

Márcia Regina Schartner Peres..............................................marperes@fe.usp.br

Ricardo Barros......................................................................rcrd@fe.usp.br
 
 

Atividade: "Palitos fujões"




Faixa etária: a partir de 9 anos

Série: 3ª série do Ensino Fundamental

Número de participantes: 2 a 4 participantes por mesa

Material: cartolina, papel cartão ou papelão com o desenho do quadrado (ver abaixo), palitos de fósforo

Descrição da atividade: O professor distribui os tabuleiros de cartolina, madeira, papel cartão (ou mesmo papelão) aos alunos e pede que posicionem os palitos sobre as linhas do desenho de modo a formar 9 quadradinhos, como no desenho abaixo. Em seguida, propõe o seguinte desafio:

"Com 24 palitos de fósforo, forme 9 quadradinhos, como mostra a figura abaixo. Como fazer para tirar 4 palitos e deixar 5 quadradinhos?"
 
 

OBJETIVOS: levar a criança à solução de um problema que envolve operações que não estão no enunciado e não podem ser resolvidas pela aplicação automática de algoritmos, pois exigem do aluno um tempo para pensar e arquitetar um plano de ação, uma estratégia que poderá levá-lo à solução de forma criativa. Exige iniciativa e espírito explorador.

Soluções