FEUSP - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
2º semestre de 1999
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
EDM 321
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
C O N E X Õ E S
M A T E M Á T I CA S
ALUNOS:
Déborah Santos Soares da Silva............................................debsss@fe.usp.br
Maria Clara Lopes Saboya ...................................................saboya@fe.usp.br
Márcia Regina Schartner Peres..............................................marperes@fe.usp.br
Ricardo Barros......................................................................rcrd@fe.usp.br
Atividade: "Palitos fujões"
Faixa etária: a partir de 9 anos
Série: 3ª série do Ensino Fundamental
Número de participantes: 2 a 4 participantes por mesa
Material: cartolina, papel cartão ou papelão com o desenho do quadrado (ver abaixo), palitos de fósforo
Descrição da atividade: O professor distribui os tabuleiros de cartolina, madeira, papel cartão (ou mesmo papelão) aos alunos e pede que posicionem os palitos sobre as linhas do desenho de modo a formar 9 quadradinhos, como no desenho abaixo. Em seguida, propõe o seguinte desafio:
"Com 24 palitos de fósforo, forme 9 quadradinhos, como
mostra a figura abaixo. Como fazer para tirar 4 palitos e deixar 5 quadradinhos?"
OBJETIVOS: levar a criança à solução de um problema que envolve operações que não estão no enunciado e não podem ser resolvidas pela aplicação automática de algoritmos, pois exigem do aluno um tempo para pensar e arquitetar um plano de ação, uma estratégia que poderá levá-lo à solução de forma criativa. Exige iniciativa e espírito explorador.