Faixa etária:
3a. série (9 anos)
Número de participantes:
grupos de 4 alunos
Material: sacos
de papel
fichas coloridas: 10 de cada cor para cada grupo, sendo 2 ou 3 cores diferentes
1 tabuleiro com duas pistas, para cada grupo, sendo cada uma das pistas
com 10 casas numeradas
peões (dois para cada grupo)
Objetivo da atividade: propiciar aos alunos uma experiência matemática relacionada à probabilidade e que reflitam sobre a maneira de registrar o que observaram;
Desenvolvimento da atividade:
Introdução:
A professora explica à classe que farão um novo jogo.
Primeiramente, apresenta uma caixa com 8 fichas azuis e 2 amarelas e pergunta
à classe:
“Se uma criança vier retirar uma ficha desta caixa, com os olhos
vendados, haveria mais chances de ela retirar uma ficha azul ou uma ficha
amarela?”
Depois coloca na caixa igual número de fichas de cada cor: 5 azuis
e 5 amarelas e faz a mesma pergunta.
Desenvolvimento:
Cada grupo de 4 alunos recebe um saco de papel, preparado por outro grupo
ou pela professora, dentro do qual foram colocadas 10 fichas coloridas,
de duas cores diferentes.
Cada grupo tem um tabuleiro, com duas pistas desenhadas, numeradas de 1
a 10 e um peão para marcar as jogadas.
Os grupos dividem-se em duas equipes, cada uma formada por dois alunos,
que irão percorrer com seu peão uma das pistas, partindo
da quinta casa.
Em cada jogada, uma equipe procura prever qual a cor da ficha que vai ser
extraída do saco por um aluno com os olhos vendados. Depois
de conferir quem acertou, a ficha é recolocada no saco e as equipes
marcam seus pontos: quando acertam, avançam uma casa; quando erram,
recuam uma casa.
A equipe que primeiro chegar à casa número 10 será
a vencedora.
Ao término da partida, as equipes discutem, procurando descobrir,
a partir dos resultados obtidos, quantas fichas de cada cor havia no saco.
A equipe que acertar terá direito a escolher as cores e o número
de fichas que serão colocadas no saco de papel para outro grupo,
para a partida seguinte.
VOLTA PARA INTRODUÇÃO: NORMA
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