FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS

Bibliografia Complementar



BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática (1a a 4a séries). Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática (5a a 8a séries). Brasília: MEC/SEF, 1998.

DAUCH, Carla A., HIRAO, Clarissa Emi, SANTOS, Elza Pino dos, SILVA, Flávia Elaine. A Representação Decimal dos Números Racionais e seu Estudo nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. (Trabalho apresentado à disciplina Metodologia do Ensino de Matemática - prof. Manoel Oriosvaldo de Moura) 1998.

GUERRA, Rosangela. “Como Passar Noções de Fração Fazendo o Aluno Raciocinar: nova proposta de ensino de matemática permite que a criança aprenda com prazer e diminui índice de retenção em escola de Belo Horizonte”. Nova Escola. Ano VII, no61, outubro de 1992. (p.26-29)

IFRAH, Georges. História Universal dos Algarismos: a inteligência dos homens contada pelos números e pelo cálculo (vol.1). Tradução: Alberto Muñoz e Ana Beatriz Katinsky. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997 (Introdução).

MAIA, Luciana, PINTO, Marcia Marzocchi, NASCIMENTO, Paula Acayaba. Frações. (Trabalho apresentado à disciplina EDM-468 - prof. Manoel Oriosvaldo de Moura).

PEREIRA, Tânia Michel (org.). Matemática nas séries iniciais. Ijuí: Liv. UNIJUÍ Ed., 1987. (Coleção ensino de 1o grau; 16).

RAMOS, Luzia Faraco. Aventura Decimal. Série: A Descoberta da Matemática. São Paulo: Ed. Ática, 1991b.

RAMOS, Luzia Faraco. Frações sem Mistério. Série: A Descoberta da Matemática. São Paulo: Ed. Ática, 1991a.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Atividades Matemáticas – ciclo básico. São Paulo: SE/CENP, 1993.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Matemática – 1o grau: 5a a 8a séries. São Paulo: SE/CENP, 1992.

VOGEL, Daisi. “Frações Extraordinárias: método desenvolvido por professoras catarinenses, baseado na estrutura familiar, ensina a lidar sem susto com grandezas fracionárias e, de quebra, propicia um prêmio à perícia do menino Douglas”. Nova Escola. Ano IX, no80, novembro de 1994. (p.18-21)