Chamamos de FRAÇÃO à representação matemática dos elementos que não são tomados como partes inteiras de alguma coisa; uma fração é na realidade, o símbolo ou o nome dado para os numerais fracionários, os quaissão números racionais não-negativos. Os números inteiros utilizados na fração são chamados de numerador e denominador, sendo separados por uma linha horizontal. O numerador fica abaixo da linha divisória e indica quantas partes do inteiro são tomadas, enquanto o denominador fica abaixo desta mesma linha e indica em quantas partes o inteiro foi dividido. É importante ressaltar que o denominador precisa ser necessariamente diferente de zero.
A fração pode ser representada de diferentes formas. A mais comum é através de símbolos como, por exemplo:
Podemos também encontrá-la representada nas formas:
a) decimal: 1/4 = 0,25
b) figurativa:
a) Quando o denominador for um número natural menor que 10:
b) Quando o denominador
for um número natural maior que 10:
Podemos perceber que, quando lemos uma fração, usamos para o numerador a designação cardinal do número e, para o denominador, a designação ordinal (exceto quando o denominador é 2, sendo neste caso chamado de meio, ou quando é 1, sendo chamado de sobre 1).
TIPOS DE FRAÇÕES
As frações se dividem em quatro tipos:
a) frações próprias
b) frações impróprias
c) frações aparentes
d) frações
equivalentes
NÚMEROS DECIMAIS
Aparentemente, tanto as frações como os decimais não são necessários em situações concretas, fato que não corresponde à realidade, uma vez que atualmente há uma utilização farta de tais representações, por exemplo, em sistemas bancários, noticiários, balanças, etc., o que leva à necessidade de sua compreensão, sendo a escola responsável por seu ensino, de modo a facilitar seu entendimento. Provavelmente a utilização dos conhecimentos adquiridos com os números fracionários é uma boa estratégia, que facilitará na compreensão dos decimais, seguindo-se, assim, a ordem dos conhecimentos adquiridos pela humanidade. Partindo-se dos motivos pelos quais esses números surgiram, seria fácil aos alunos perceber seus usos, sendo a utilização de balanças para verificação de números decimais (62,5kg; etc.), bem como o uso do ábaco e do material dourado boas opções de materiais.
Outro bom exemplo de
quão comum é o uso dos decimais em nosso cotidiano é
uma observação, durante as compras no supermercado, das quantidades
utilizadas: por exemplo, podemos comprar 1/4kg (250gr) de determinado
produto por R$ 1,35, pagando-se com uma nota de R$ 5,00, e recebendo de
troco R$ 3,65. Nesse caso utilizamos tanto as frações decimais
- no sistema de pesagem (1/4kg; 0,25kg ou 250gr que equivalem a 25/100),
como também a representação do número decimal
(1,35; e 3,65). O mesmo vale quando abastecemos
nossos veículos em postos de combustível, onde o litro de
gasolina custa em torno de R$ 1,24, e em diversas outras situações
pelas quais passamos no dia-a-dia.
Vale a pena ressaltar
que o ensino de frações e de números decimais, nas
primeiras séries do ensino fundamental, deve ter caráter
introdutório, uma vez que esses temas serão vistos com mais
profundidade nas séries seguintes. No entanto, isso não deve
ser motivo para que se olhe para tais temas como secundários, já
que, como podemos verificar nos Standards do National Council of Teachers
of Mathematics, "nestes níveis de escolaridade, é fundamental
o desenvolvimento de conceitos e relações que funcionarão
de alicerces para conceitos e destrezas mais avançados" (p.69).
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Aprendendo Frações com a Família |
SITES VISITADOS:
www.sercontel.com.br/matematica/matweb
Para este trabalho utilizamos os modelos matweb/mod106 e matweb/mod104.
www.uol.com.br/novaescola/aprender
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA: