Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
2o semestre de 1999


FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS

ATIVIDADE  I: Nunca Três
Objetivo:Agrupar os elementos de uma coleção segundo uma regra.
Esta atividade pode ser muito rica quando utilizada para auxiliar os alunos na construção dos conhecimentos acerca das bases de um sistema de numeração, de modo a ajudá-lo a entender a base dez de nosso sistema. Assim, ao perceber que os números podem ser agrupados formando 'grupos', torna-se mais fácil verificar que cada dez unidades formam um 'grupo' de uma dezena; é isso a base de nosso sistema de numeração.
Meta: Propiciar condições para o desenvolvimento de um sistema de numeração posicional e decodificação do resultado da operação de agrupamento segundo regras.

Material Necessário: Caixas de numeração; palitos de sorvete, barbante ou durex.

Confecção das Caixas de Numeração: Poderão ser utilizadas três caixas de fósforos sem tampa, justapostas (coladas com fita crepe, por exemplo) e pintar o interior das mesmas de vermelho, azul e amarelo da esquerda para a direita assim:

Exemplo:
 


 

As caixas de numeração também poderão ser substituídas por uma folha de papel dividida em três partes, de modo que cada uma delas tenha as mesmas cores das caixinhas originais:

Exemplo:
 


 

Desenvolvimento do Jogo: Para cada criança serão dados 14 palitos e uma caixa de numeração.

1º regra: O jogo sempre começará pela casa da direita (amarela) onde devemos colocar os 14 palitos.

2º regra: três palitos nunca podem ficar juntos na casa amarela.
Para resolver esse problema cada grupo de três mudará para a casa azul. Como fazer para preparar essa mudança?
Sugerir que as crianças amarrem os palitos em grupinhos de 3 (com barbante ou durex) e, em seguida esse grupinho será mudado para a casa azul; feito isso devemos contar quantos grupinhos de três estão morando na casa azul. Nesse exemplo teremos 4 grupos. E quantos palitos soltos continuam morando na casa amarela? Nesse exemplo são 2.
Mas o jogo ainda não terminou porque existe mais uma regra;

Exemplo:
 


 

3º regra: três grupinhos de três palitos nunca podem morar juntos na casa azul.
Novamente os jogadores poderão fazer a mudança de 3 em 3 isto é: três grupinhos da casa azul serão novamente amarrados de modo a formar um grupo maior e este será mudado para a casa vermelha.
Agora pergunte aos jogadores: quantos grupos de 3 (grupinhos de 3 palitos) estão morando na casa vermelha? Nesse exemplo, 1. Quantos grupinhos (de 3 palitos) estão morando na casa azul? Nesse exemplo são 2. E quantos palitos soltos ficaram na casa amarela? Nesse exemplo ficou 1.

Exemplo:
 


 

      Adaptações da Atividade no. 1: Atividades "Nunca quatro, Nunca cinco, ... Nunca dez"

Objetivo: Realizar a operação segundo uma regra, utilizando como base os números de quatro a dez. Esse jogo propicia que a criança entenda o sistema de numeração decimal porque desenvolve o critério de agrupamento e sistema de posicionamento segundo regras pré estabelecidas, que é o mesmo do sistema de numeração decimal que usamos para trabalhar conceitos matemáticos, e a mesma do sistema de numeração decimal.

Desenvolvimento: Refazer as atividades "Nunca três" mudando a regra para "Nunca quatro", "Nunca cinco" até "Nunca dez".

Referência:
           Retirada do livro Atividades Matemáticas – ciclo básico (1993),  da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
 
 

Priscila Cavani                             - pricavani@hotmail.com
Janine Schultz                       - janineschultz@hotmail.com
Maria da Glória Mendes Gonçalves - glmendes@hotmail.com