FRAÇÕES
E NÚMEROS DECIMAIS
Objetivo:Agrupar os elementos de uma coleção segundo uma regra.ATIVIDADE I: Nunca Três
Esta atividade pode ser muito rica quando utilizada para auxiliar os alunos na construção dos conhecimentos acerca das bases de um sistema de numeração, de modo a ajudá-lo a entender a base dez de nosso sistema. Assim, ao perceber que os números podem ser agrupados formando 'grupos', torna-se mais fácil verificar que cada dez unidades formam um 'grupo' de uma dezena; é isso a base de nosso sistema de numeração.Meta: Propiciar condições para o desenvolvimento de um sistema de numeração posicional e decodificação do resultado da operação de agrupamento segundo regras.
Material Necessário: Caixas de numeração; palitos de sorvete, barbante ou durex.
Confecção das Caixas de Numeração: Poderão ser utilizadas três caixas de fósforos sem tampa, justapostas (coladas com fita crepe, por exemplo) e pintar o interior das mesmas de vermelho, azul e amarelo da esquerda para a direita assim:
Exemplo:
As caixas de numeração também poderão ser substituídas por uma folha de papel dividida em três partes, de modo que cada uma delas tenha as mesmas cores das caixinhas originais:
Exemplo:
Desenvolvimento do Jogo: Para cada criança serão dados 14 palitos e uma caixa de numeração.
1º regra: O jogo sempre começará pela casa da direita (amarela) onde devemos colocar os 14 palitos.
2º
regra:
três palitos nunca podem ficar juntos na casa amarela.
Para resolver esse
problema cada grupo de três mudará para a casa azul. Como
fazer para preparar essa mudança?
Sugerir que as crianças
amarrem os palitos em grupinhos de 3 (com barbante ou durex) e, em seguida
esse grupinho será mudado para a casa azul; feito isso devemos contar
quantos grupinhos de três estão morando na casa azul. Nesse
exemplo teremos 4 grupos. E quantos palitos soltos continuam morando na
casa amarela? Nesse exemplo são 2.
Mas o jogo ainda não
terminou porque existe mais uma regra;
Exemplo:
3º
regra: três
grupinhos de três palitos nunca podem morar juntos na casa azul.
Novamente os jogadores
poderão fazer a mudança de 3 em 3 isto é: três
grupinhos da casa azul serão novamente amarrados de modo a formar
um grupo maior e este será mudado para a casa vermelha.
Agora pergunte aos
jogadores: quantos grupos de 3 (grupinhos de 3 palitos) estão morando
na casa vermelha? Nesse exemplo, 1. Quantos grupinhos (de 3 palitos) estão
morando na casa azul? Nesse exemplo são 2. E quantos palitos soltos
ficaram na casa amarela? Nesse exemplo ficou 1.
Exemplo:
Adaptações da Atividade no. 1: Atividades "Nunca quatro, Nunca cinco, ... Nunca dez"
Objetivo: Realizar a operação segundo uma regra, utilizando como base os números de quatro a dez. Esse jogo propicia que a criança entenda o sistema de numeração decimal porque desenvolve o critério de agrupamento e sistema de posicionamento segundo regras pré estabelecidas, que é o mesmo do sistema de numeração decimal que usamos para trabalhar conceitos matemáticos, e a mesma do sistema de numeração decimal.
Desenvolvimento: Refazer as atividades "Nunca três" mudando a regra para "Nunca quatro", "Nunca cinco" até "Nunca dez".
Referência:
Retirada
do livro Atividades Matemáticas – ciclo básico (1993),
da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de
Educação do Estado de São Paulo.