Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
2o semestre de 1999


FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS

      ATIVIDADE  III: Coleções
Objetivo: Fazer a representação das partes da quantidade considerada e equivalência de frações.

Meta: Elaborar coleções com tampinhas, bolinhas de gude, grãos etc e copinhos de iogurte coloridos com cores variadas, realizar atividades como:

a) Repartir igualmente 12 tampinhas ou bolinhas em 2 copos azuis.

Exemplo:

Pedir que o aluno indique qual fração da coleção toda está em cada copo (1/2)

b) Repartir igualmente 12 fichas em 4 copos amarelos

Exemplo:

Pedir que a criança indique que fração da coleção  ficou com cada copo. (1/4)
Perguntar quantos copos azuis formam a coleção toda. E quantos amarelos? E quantos amarelos correspondem ao azul? E como representar isso através de frações? (1= 2/2 ; 1= 4/4; 1/2 = 2/4)

c) Que parte é maior: a de um copo azul ou de 3 amarelos?

Exemplo:


d) repartir igualmente 30 bolinhas ou tampinhas entre 5 copinhos verdes.

Exemplo:

Cada um dos copinhos representa qual fração da coleção toda? (1/5)
Quantas bolinhas há em cada copinho?
Quantas bolinhas há em 3/5 da coleção?

Referência:
           Retirada do livro de atividades: Matemática - 1o grau (1992) da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Priscila Cavani                             - pricavani@hotmail.com
Janine Schultz                       - janineschultz@hotmail.com
Maria da Glória Mendes Gonçalves - glmendes@hotmail.com