FRAÇÕES
E NÚMEROS DECIMAIS
Objetivo: Fazer a representação das partes da quantidade considerada e equivalência de frações.ATIVIDADE III: Coleções
Meta: Elaborar coleções com tampinhas, bolinhas de gude, grãos etc e copinhos de iogurte coloridos com cores variadas, realizar atividades como:
a) Repartir igualmente 12 tampinhas ou bolinhas em 2 copos azuis.
Exemplo:
Pedir que o aluno indique qual fração da coleção toda está em cada copo (1/2)
b) Repartir igualmente 12 fichas em 4 copos amarelos
Exemplo:
Pedir que a criança
indique que fração da coleção ficou com
cada copo. (1/4)
Perguntar quantos
copos azuis formam a coleção toda. E quantos amarelos? E
quantos amarelos correspondem ao azul? E como representar isso através
de frações? (1= 2/2 ; 1= 4/4; 1/2 = 2/4)
c) Que parte é maior: a de um copo azul ou de 3 amarelos?
Exemplo:
d) repartir igualmente 30 bolinhas ou tampinhas entre 5 copinhos verdes.
Exemplo:
Cada um dos copinhos
representa qual fração da coleção toda? (1/5)
Quantas bolinhas há
em cada copinho?
Quantas bolinhas há
em 3/5 da coleção?
Referência:
Retirada
do livro de atividades: Matemática - 1o grau (1992) da Coordenadoria
de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Educação
do Estado de São Paulo.