Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
2o semestre de 1999


FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS

ATIVIDADE  IV: Fichas Coloridas





Objetivo: Estimular o raciocínio da criança, levando-a a compreender os conceitos matemáticos abstratos a partir de situações concretas lúdicas.

Meta:Iniciar o estudo das operações com frações, soma, subtração e equivalência.

Material necessário: fichas de 2 centímetros quadrados com cores diferentes na frente e no verso (vermelho e preto por exemplo)- 60 fichas para cada dupla.

Confecção das fichas: usando papel cartão ou cartolina de duas cores, faz-se quadrados de 2 cm de lado e cola-se duas cores diferentes de modo a obter uma ficha de uma cor de cada lado.

Exemplo:
 
 

Desenvolvimento das atividades: distribuir para cada dupla 60 fichas e propor que os alunos coloquem todas as fichas viradas com o mesmo lado para cima (vermelho por exemplo), em 6 linhas de 10 colunas. Agora proponha que os alunos virem metade das fichas. Os alunos devem deixar 30 fichas de cor vermelha e 30 fichas com a cor preta viradas para cima. Outra proposta seria pedir que os alunos virassem 2/4 das fichas. Aos poucos os alunos vão descobrindo caminhos diferentes para achar a resposta certa. Os alunos não têm dificuldades em perceber que 1/2, 2/4, 3/6 e 5/10 são frações equivalentes. Para séries mais adiantadas 5º série em diante, pode-se  aumentar o grau de complexidade das atividades  a partir desse exercício como soma e subtração de frações como por exemplo pedir que as duplas somem 4/8 com 1/4. Com denominadores diferentes os alunos precisarão testar várias estratégias para encontrar a solução. A maioria deles costuma resolver a questão usando as frações equivalentes (como 1/4 é equivalente a 2/8, chega-se a 6/8).

Exemplo:


 1/6                                             2/12

Através dessa atividade as crianças poderão verificar a semelhança contando as fichas que compõem cada uma das representações, ou seja, 1/6 contém as mesmas 10 fichas que 2/12, de modo que elas são equivalentes.

Referência:
            Atividade retirada da Revista Nova Escola, ano VII, no.61, out.1992.
 

Priscila Cavani                             - pricavani@hotmail.com
Janine Schultz                       - janineschultz@hotmail.com
Maria da Glória Mendes Gonçalves - glmendes@hotmail.com