FRAÇÕES
E NÚMEROS DECIMAIS
Objetivo: trabalhando com crianças de 7 anos, explorar o tema de frações de modo não convencional – com o tema da família.ATIVIDADE V: Aprendendo Frações com a Família
Meta: fazer com que crianças de séries iniciais aprendam noções de fração a partir de nomes e elementos de grupos onde eles próprios são parte de um todo (no caso a família ou a classe).
Material Necessário: papel e cartolinas, lápis de cor.
Confecção dos materiais: fazer desenhos dos componentes da família em folhas de papel (pai, mãe, irmãos, avós, etc) desenhar ele mesmo nesse grupo.
Exemplo:
4/4 ou INTEIRO |
Desenvolvimento das atividades: Cada um toma o conjunto de sua família como denominador (o todo) e a si próprio como numerador (uma parte). Um passo seguinte é agrupar crianças que tenham a mesma “fração familiar”. Desse modo a turma fica dividida em diversos contingentes. Pode-se pedir que se agrupem todas as famílias em um grupo maior e descobrir que fração corresponde ao número de alunos dentro das famílias.
Exemplo:
1/4
2/4
3/4
Um outro passo é pedir para que as crianças desenhem o conjunto da classe. Nesse caso, cada aluno (depois de desenhado isoladamente ) é representado pela fração 1/30, por exemplo.
Referência:
Atividade inspirada pela Revista Nova Escola, ano IX, no.80, nov.1994.