Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
2o semestre de 1999


FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS

  ATIVIDADE  V: Aprendendo Frações com a Família
Objetivo: trabalhando com crianças de 7 anos, explorar o tema de frações de modo não convencional – com o tema da família.

Meta: fazer com que crianças de séries iniciais aprendam noções de fração a partir de nomes e elementos de grupos onde eles próprios são parte de um todo (no caso a família ou a classe).

Material Necessário: papel e cartolinas, lápis de cor.

Confecção dos materiais: fazer desenhos dos componentes da família em folhas de papel (pai, mãe, irmãos, avós, etc) desenhar ele mesmo nesse grupo.

Exemplo:
 

4/4  ou  INTEIRO

Desenvolvimento das atividades: Cada um toma o conjunto de sua família como denominador (o todo) e a si próprio como numerador (uma parte). Um passo seguinte é agrupar crianças que tenham a mesma “fração familiar”. Desse modo a turma fica dividida em diversos contingentes. Pode-se pedir que se agrupem todas as famílias em um grupo maior e descobrir que fração corresponde ao número de alunos dentro das famílias.

Exemplo:

      1/4
 

    2/4
 

    3/4

Um outro passo é pedir para que as crianças desenhem o conjunto da classe. Nesse caso, cada aluno (depois de desenhado isoladamente ) é representado pela fração 1/30, por exemplo.





Referência:
            Atividade inspirada pela Revista Nova Escola, ano IX, no.80, nov.1994.

Priscila Cavani                             - pricavani@hotmail.com
Janine Schultz                       - janineschultz@hotmail.com
Maria da Glória Mendes Gonçalves - glmendes@hotmail.com