RESUMO
Os objetivos de se
ensinar frações e decimais nas séries iniciais do
primeiro grau, segundo tais normas, devem ser voltados a que os alunos:
"* desenvolvam os conceitos
de fração, numeral misto e numeral decimal;
* desenvolvam
o sentido do número relativamente a frações e decimais;
* usem modelos
para relacionar frações com decimais e determinar frações
equivalentes;
* usem modelos
para explorar operações, usando frações e decimais;
* apliquem frações
e decimais a situações problemáticas." (p.69)
O trabalho com frações deve partir de experiências de partilha equitativa, ou seja, a divisão de um doce ou qualquer outro objeto concreto entre um determinado número de alunos. Isso é de extrema importância devido ao ritmo segundo o qual as crianças constroem essas idéias, de modo a ser imprescindível que elas passem por experiências que exijam esforços progressivos, seguindo-se, assim, o desenvolvimento dos conceitos.
Num primeiro momento, deve-se dar ênfase à questão dos conceitos e à linguagem oral, e não às representações fracionárias propriamente ditas. Dessa forma, as crianças só devem ser introduzidas aos símbolos 1/2, 3/4, etc., depois de cumprida a primeira etapa, procurando-se, então, associá-los aos conhecimentos já elaborados oral e mentalmente.
Em relação aos números decimais, sua abordagem deve ser semelhante àquela adotada para o trabalho com as frações, procurando-se colocar a tônica primeiramente nos conceitos e na linguagem oral, para então introduzir os símbolos. Este tema deve tem sua importância garantida pela variedade de situações cotidianas nas quais são empregados os decimais. Por fim, cabe dizer que é necessário incluir, no ensino deste tema, experiências nas quais os alunos tenham oportunidade de começar a associá-lo às frações.
.