COMISSION on Standards form School Mathematics of National Council of Teachers of Mathematics. Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar. Tradução portuguesa dos Standards do National Council of Teachers of Mathematics. Lisboa: Associação de Professores de Matemática e Instituto de Inovação Educacional, 1994.
 


RESUMO



Os objetivos de se ensinar frações e decimais nas séries iniciais do primeiro grau, segundo tais normas, devem ser voltados a que os alunos:
 

"* desenvolvam os conceitos de fração, numeral misto e numeral decimal;
 * desenvolvam o sentido do número relativamente a frações e decimais;
 * usem modelos para relacionar frações com decimais e determinar frações equivalentes;
 * usem modelos para explorar operações, usando frações e decimais;
 * apliquem frações e decimais a situações problemáticas." (p.69)

O trabalho com frações deve partir de experiências de partilha equitativa, ou seja, a divisão de um doce ou qualquer outro objeto concreto entre um determinado número de alunos. Isso é de extrema importância devido ao ritmo segundo o qual as crianças constroem essas idéias, de modo a ser imprescindível que elas passem por experiências que exijam esforços progressivos, seguindo-se, assim, o desenvolvimento dos conceitos.

Num primeiro momento, deve-se dar ênfase à questão dos conceitos e à linguagem oral, e não às representações fracionárias propriamente ditas. Dessa forma, as crianças só devem ser introduzidas aos símbolos 1/2, 3/4, etc., depois de cumprida a primeira etapa, procurando-se, então, associá-los aos conhecimentos já elaborados oral e mentalmente.

Em relação aos números decimais, sua abordagem deve ser semelhante àquela adotada para o trabalho com as frações, procurando-se colocar a tônica primeiramente nos conceitos e na linguagem oral, para então introduzir os símbolos. Este tema deve tem sua importância garantida pela variedade de situações cotidianas nas quais são empregados os decimais. Por fim, cabe dizer que é necessário incluir, no ensino deste tema, experiências nas quais os alunos tenham oportunidade de começar a associá-lo às frações.

.