Priscila Antunes M. Fleury
punkyfleury@yahoo.com
Atividade em forma de Projeto, com duração mínima de 2 meses (2 aulas semanais)
Objetivos:construir
uma maquete da escola ou do bairro, através de figuras e sólidos
geométricos; trabalhar com escala, proporção, medidas,
áreas, volumes, construção de figuras e sólidos
geométricos, bem como outros conceitos e relações,
de acordo com as possibilidades e necessidades.
matemáticos:
- identificar,
descrever comparar, e classificar figuras geométricas;
- visualizar
e representar figuras geométricas, com atenção especial
para o desenvolvimento do sentido espacial;
- explorar
transformações de figuras geométricas;
- representar
e resolver problemas usando modelos geométricos;
- compreender
e aplicar propriedades geométricas e relações;
- desenvolver
uma apreciação da geometria como uma forma de descrever o
mundo físico.
Material:
- isopor,
papel, cartolina, tesoura, cola, lápis, caneta, borracha;
- régua,
compasso, transferidor, esquadros, trena;
- planta
do local a ser reproduzido na maquete;
Estratégia:
- medir
alguns espaços, para verificar como se faz uma planta, e sua escala;
- reproduzir
e analisar a planta, de modo que contenha medidas compatíveis com
a maquete desejada;
- observar
as figuras e sólidos geométricos que serão necessários,
bem como suas dimensões;
- elaborar
as "partes" da maquete (figuras e sólidos);
- montar
a maquete.