Priscila Antunes M. Fleury
punkyfleury@yahoo.com
COMISSION on Standards form School Mathematics
of Nacional Council of Teachers of Mathematics.
Normas para o currículo
e a avaliação em matemática escolar (tradução
portuguesa dos
Standards do National Council
of Teachers of Mathematics). Lisboa: Associação de Professores
de
Matemática e Instituto
de Inovação educacional, 1994. Norma 12 - Geometria. (Síntese)
Trabalho (acervo do Laboratório de Matemática
- FE/USP:
JONES, S. P.; MONTESI, F. M.; SIGNORINI, K.;
SOUSA, K. I..(1998)
Brincando com a Geometria.
Metodologia e Prática do Ensino de Matemática.
Sites da Internet:
http://athena.mat.ufrgs.br/~portosil/consulta/consul23.html
Respostas do Professor Consultão
- sobre o abandono da Geometria.
Licenciatura em Matemática
- Universidade do Rio Grande do Sul
http://www2.fe.usp.br/~labmat
LabMat - Clube de Matemática
Laboratório de Matemática
- Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo
http://www.uol.com.br/novaescola/edicao0898/capa09.html
Reportagem: "Geometria em
Cores" por RicardoFalzeta.
Revista Nova Escola.
http://www.uol.com.br/novaescola/edicao0898/geometria01.html
Reportagem: "Space Jam".
Revista Nova Escola.
Proposta
O aprender brincando, através de atividades lúdico pedagógicas, orientadas por um educador com sólidos conhecimentos sobre matemática, infância e desenvolvimento cognitivo, é um modo de não só aprender, mas de fazer matemática, desenvolvendo a capacidade de resolver problemas e raciocinar logicamente.
"A curiosidade natural e a energia dos alunos pode (...) ser canalizada para a exploração e reconhecimento do mundo real." (NCTM, pág. 77) Assim verificamos a necessidade de mostrar a matemática presente no dia-a-dia dos alunos. Escolhemos estudar e propor atividades lúdico pedagógicas de Geometria, pois podemos partir do concreto (objetos / figuras geométricas) para o abstrato (conceitos e relações matemáticas); pretendemos verificar também porque a geometria tem sido deixada de lado, focalizando o ensino da matemática na álgebra. Para tanto apoiamos-nos na Norma 12 do NCTM e na resposta do Professor Consultão (site da Licenciatura em Matemática - UFRGS) sobre o abandono da geometria no ensino da Matemática.
As
atividades descritas neste trabalho são dirigidas a alunos do 1º
e 2º ciclos do Ensino Fundamental; procuramos desenvolvê-las
a partir de materiais de ensino conhecidos, Blocos Lógicos e Tangram.
Atividades
|
|
As formas geométricas do nosso dia-a-dia | Bingo com Blocos Lógicos |
Encontre a forma... | Sólidos Geométricos |
Jogo do percurso | Maquete |