Professor:  Manoel Oriosvaldo de Moura
Ano: 1999 / 2º semestre
Geometria
Giovana Gabriela Franzoni
franzoni@redealuno.usp.br

Priscila Antunes M. Fleury
punkyfleury@yahoo.com

Referências

COMISSION on Standards form School Mathematics of Nacional Council of Teachers of Mathematics.
    Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar (tradução portuguesa dos
    Standards do National Council of Teachers of Mathematics). Lisboa: Associação de Professores de
    Matemática e Instituto de Inovação educacional, 1994. Norma 12 - Geometria. (Síntese)

Trabalho (acervo do Laboratório de Matemática - FE/USP:
JONES, S. P.; MONTESI, F. M.; SIGNORINI, K.; SOUSA, K. I..(1998)
    Brincando com a Geometria. Metodologia e Prática do Ensino de Matemática.

Sites da Internet:
http://athena.mat.ufrgs.br/~portosil/consulta/consul23.html
    Respostas do Professor Consultão - sobre o abandono da Geometria.
    Licenciatura em Matemática - Universidade do Rio Grande do Sul

http://www2.fe.usp.br/~labmat
    LabMat - Clube de Matemática
    Laboratório de Matemática - Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

http://www.uol.com.br/novaescola/edicao0898/capa09.html
    Reportagem: "Geometria em Cores" por RicardoFalzeta.
    Revista Nova Escola.

http://www.uol.com.br/novaescola/edicao0898/geometria01.html
    Reportagem: "Space Jam".
    Revista Nova Escola.
 
 

Proposta



 

  O aprender brincando, através de atividades lúdico pedagógicas, orientadas por um educador com sólidos conhecimentos sobre matemática, infância e desenvolvimento cognitivo, é um modo de não só aprender, mas de fazer matemática, desenvolvendo a capacidade de resolver problemas e raciocinar logicamente.

"A curiosidade natural e a energia dos alunos pode (...) ser canalizada para a exploração e reconhecimento do mundo real." (NCTM, pág. 77) Assim verificamos a necessidade de mostrar a matemática presente no dia-a-dia dos alunos. Escolhemos estudar e propor atividades lúdico pedagógicas de Geometria, pois podemos partir do concreto (objetos / figuras geométricas) para o abstrato (conceitos e relações matemáticas); pretendemos verificar também porque a geometria tem sido deixada de lado, focalizando o ensino da matemática na álgebra. Para tanto apoiamos-nos na Norma 12 do NCTM e na resposta do Professor Consultão (site da Licenciatura em Matemática - UFRGS) sobre o abandono da geometria no ensino da Matemática.

As atividades descritas neste trabalho são dirigidas a alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental; procuramos desenvolvê-las a partir de materiais de ensino conhecidos, Blocos Lógicos e Tangram.
 
 
 

Atividades



 
 
1º Ciclo
2º Ciclo
As formas geométricas do nosso dia-a-dia Bingo com Blocos Lógicos
Encontre a forma... Sólidos Geométricos
Jogo do percurso Maquete
A lenda do Tangram
Blocos Lógicos
 
 
 
 
 


 
 


Índice dos trabalhos