Priscila Antunes M. Fleury
punkyfleury@yahoo.com
Atividade com duração de 2 à 4 aulas
Objetivo:observar
a geometria dos desenhos e da paisagem.
matemático:identificar
figuras geométricas, desenvolvendo uma apreciação
da geometria como uma forma de descrever o mundo físico.
Material:papel, lápis, tesoura e cola.
Estratégias:
1.1.Desenho
Livre
- pede-se
para que os alunos desenhem livremente.
1.2.
Desenho Induzido
- observando
e mostrando para a classe alguns desenhos produzidos por eles próprios,
o orientador escolhe uma forma geométrica, que tenha aparecido em
um dos desenhos;
- sugere-se
para que todos tentem reproduzir a mesma forma, observando as propriedades
da original, por exemplo, no caso de retângulo, quatro lados/linhas
retas, qual dos lados é maior, lados paralelos e perpendiculares;
- a
partir da reprodução da forma escolhida, os alunos devem
usar a criatividade e desenvolver um desenho tendo como base a figura desenhada;
- pode-se
repetir com figuras que apareçam em outros desenhos.
1.3.
Observando as figuras geométricas da paisagem
- convida-se
os alunos a um passeio, no qual eles devem identificar as figuras que possuem
as mesmas propriedades das da atividade anterior;
- induz
à necessidade de dar nome a essas formas/figuras, tão presentes
no nosso dia-a-dia, de acordo com suas propriedades, deixando primeiramente
os alunos sugerirem os nomes;
- conta-se
que já existe um nome para a figura, ensinando-o e sugerindo que
perguntem aos pais, irmãos mais velhos e amigos, para verificarem
se esses nomes são muito conhecidos, e se as pessoas usam no cotidiano.