Professor:  Manoel Oriosvaldo de Moura
Ano: 1999 / 2º semestre
Geometria
Giovana Gabriela Franzoni
franzoni@redealuno.usp.br

Priscila Antunes M. Fleury
punkyfleury@yahoo.com

As formas geométricas do nosso dia-a-dia
(geometria plana)

Atividade com duração de 2 à 4 aulas

Objetivo:observar a geometria dos desenhos e da paisagem.
matemático:identificar figuras geométricas, desenvolvendo uma apreciação da geometria como uma forma de descrever o mundo físico.

Material:papel, lápis, tesoura e cola.

Estratégias:
1.1.Desenho Livre
- pede-se para que os alunos desenhem livremente.

1.2. Desenho Induzido
- observando e mostrando para a classe alguns desenhos produzidos por eles próprios, o orientador escolhe uma forma geométrica, que tenha aparecido em um dos desenhos;
- sugere-se para que todos tentem reproduzir a mesma forma, observando as propriedades da original, por exemplo, no caso de retângulo, quatro lados/linhas retas, qual dos lados é maior, lados paralelos e perpendiculares;
- a partir da reprodução da forma escolhida, os alunos devem usar a criatividade e desenvolver um desenho tendo como base a figura desenhada;
- pode-se repetir com figuras que apareçam em outros desenhos.

1.3. Observando as figuras geométricas da paisagem
- convida-se os alunos a um passeio, no qual eles devem identificar as figuras que possuem as mesmas propriedades das da atividade anterior;
- induz à necessidade de dar nome a essas formas/figuras, tão presentes no nosso dia-a-dia, de acordo com suas propriedades, deixando primeiramente os alunos sugerirem os nomes;
- conta-se que já existe um nome para a figura, ensinando-o e sugerindo que perguntem aos pais, irmãos mais velhos e amigos, para verificarem se esses nomes são muito conhecidos, e se as pessoas usam no cotidiano.