Professor:  Manoel Oriosvaldo de Moura
Ano: 1999 / 2º semestre
Geometria
Giovana Gabriela Franzoni
franzoni@redealuno.usp.br

Priscila Antunes M. Fleury
punkyfleury@yahoo.com

Encontre a forma ...(Blocos Lógicos)

Atividade com duração de 1 à 2 aulas

Objetivo:reconhecer as diversas formas geométricas, bem como suas características: tamanho, espessura, cor etc.
matemático:identificar, descrever, comparar e classificar figuras geométricas.

Material:caixa de Blocos Lógicos, igual ao número de grupos.

Estratégias:
2.1. para crianças que não conhecem as formas geométricas
- os alunos são divididos em grupos de 4 ou 5, cada grupo recebe uma caixa do material;
- o orientador mostra cada uma das formas geométricas e diz seu nome, cor, tamanho e espessura;
- a seguir, mostra algumas formas e pede para que as crianças repitam suas características;
- após perceber que as crianças já conseguem identificar as formas, inicia-se um campeonato;
- os alunos continuam em grupo, e é indicado um local, "depósito", (mesa ou cadeira) onde cada grupo possa colocar as formas pedidas;
- o orientador (professor) diz: "Encontre a forma ..." mais a descrição de uma forma que se encontra na caixa;
- cada grupo deve procurar a forma solicitada e levá-la até o "depósito";
- são atribuídos pontos aos grupos que acertaram (totalmente ou parcialmente).
- repete-se várias vezes os passos acima, até que um grupo alcance o número de pontos estipulado no início da atividade, ou durante um determinado tempo.

2.2. para crianças que conhecem as formas geométricas
- os alunos são divididos em grupos de 4 ou 5, cada grupo senta enfileirado no chão, próximo ao fundo da sala;
- é colocada uma caixa com Blocos Lógicos, para cada grupo, próximo à parede oposta de onde estão sentados;
- o orientador (professor) diz: "Encontre a forma ..." mais a descrição de uma forma que se encontra na caixa;
- o primeiro aluno de cada fila deve correr até a caixa do seu grupo, encontrar a forma solicitada e sentar-se novamente na frente de seu grupo;
- o orientador, juntamente com os alunos, confere se todos os grupos encontraram a forma certa, atribuindo pontos aos que cumpriram corretamente a tarefa;
- os primeiros alunos de cada grupo devolvem os blocos nas respectivas caixas e sentam-se no fim de cada fila;
- repete-se várias vezes os passos acima, até que um grupo alcance o número de pontos estipulado no início da atividade, ou durante um determinado tempo.

Observações:
- Os blocos podem ser descritos das seguintes formas: forma (triângulo, retângulo, quadrado e circulo); forma + cor (azul, vermelho e amarelo); forma + cor + tamanho (pequeno e grande); ou ainda, forma + cor + tamanho + espessura (fino e grosso).
- Pedir para que os alunos escolham nomes para seus grupos, colocando-os nas respectivas caixas de materiais, nos "depósitos" e no quadro de pontuação, é uma forma de organizar a atividade e estimular a participação dos alunos.
- É necessário mostrar antes os blocos, deixando as crianças manuseá-los; bem como mostrar as características de cada um, comparando-os, e pedindo para que os alunos digam coletivamente as características dos mesmos.