Priscila Antunes M. Fleury
punkyfleury@yahoo.com
Atividade com duração de 1 à 2 aulas
Objetivo:reconhecer
as diversas formas geométricas, bem como suas características:
tamanho, espessura, cor etc.
matemático:identificar,
descrever, comparar e classificar figuras geométricas.
Material:caixa de Blocos Lógicos, igual ao número de grupos.
Estratégias:
2.1. para crianças
que não conhecem as formas geométricas
- os alunos são
divididos em grupos de 4 ou 5, cada grupo recebe uma caixa do material;
- o orientador mostra
cada uma das formas geométricas e diz seu nome, cor, tamanho e espessura;
- a seguir, mostra
algumas formas e pede para que as crianças repitam suas características;
- após perceber
que as crianças já conseguem identificar as formas, inicia-se
um campeonato;
- os alunos continuam
em grupo, e é indicado um local, "depósito", (mesa ou cadeira)
onde cada grupo possa colocar as formas pedidas;
- o orientador (professor)
diz: "Encontre a forma ..." mais a descrição de uma forma
que se encontra na caixa;
- cada grupo deve
procurar a forma solicitada e levá-la até o "depósito";
- são atribuídos
pontos aos grupos que acertaram (totalmente ou parcialmente).
- repete-se várias
vezes os passos acima, até que um grupo alcance o número
de pontos estipulado no início da atividade, ou durante um determinado
tempo.
2.2. para crianças
que conhecem as formas geométricas
- os alunos são
divididos em grupos de 4 ou 5, cada grupo senta enfileirado no chão,
próximo ao fundo da sala;
- é colocada
uma caixa com Blocos Lógicos, para cada grupo, próximo à
parede oposta de onde estão sentados;
- o orientador (professor)
diz: "Encontre a forma ..." mais a descrição de uma forma
que se encontra na caixa;
- o primeiro aluno
de cada fila deve correr até a caixa do seu grupo, encontrar a forma
solicitada e sentar-se novamente na frente de seu grupo;
- o orientador, juntamente
com os alunos, confere se todos os grupos encontraram a forma certa, atribuindo
pontos aos que cumpriram corretamente a tarefa;
- os primeiros alunos
de cada grupo devolvem os blocos nas respectivas caixas e sentam-se no
fim de cada fila;
- repete-se várias
vezes os passos acima, até que um grupo alcance o número
de pontos estipulado no início da atividade, ou durante um determinado
tempo.
Observações:
- Os blocos podem
ser descritos das seguintes formas: forma (triângulo, retângulo,
quadrado e circulo); forma + cor (azul, vermelho e amarelo); forma + cor
+ tamanho (pequeno e grande); ou ainda, forma + cor + tamanho + espessura
(fino e grosso).
- Pedir para que os
alunos escolham nomes para seus grupos, colocando-os nas respectivas caixas
de materiais, nos "depósitos" e no quadro de pontuação,
é uma forma de organizar a atividade e estimular a participação
dos alunos.
- É necessário
mostrar antes os blocos, deixando as crianças manuseá-los;
bem como mostrar as características de cada um, comparando-os, e
pedindo para que os alunos digam coletivamente as características
dos mesmos.