Professor:  Manoel Oriosvaldo de Moura
Ano: 1999 / 2º semestre
Geometria
Giovana Gabriela Franzoni
franzoni@redealuno.usp.br

Priscila Antunes M. Fleury
punkyfleury@yahoo.com

Jogo de Percurso Geométrico
(Tangram e Dobraduras)

Atividade em forma de Projeto, com duração mínima de 2 meses (duas aulas semanais)

Objetivos: construir um jogo de percurso com dobraduras e Tangrans.
matemáticos:
- visualizar e representar figuras geométricas, com atenção especial para o desenvolvimento do sentido espacial;
- explorar transformações de figuras geométricas;
- representar e resolver problemas usando modelos geométricos;
- desenvolver uma apreciação da geometria como uma forma de descrever o mundo físico.

Material:papel cartão, papel, tesoura, cola, lápis, caneta, régua e tangrans de vários tamanhos.

Estratégias:
- primeiramente as crianças devem jogar vários jogos de percurso, para que compreendam o que irão construir;
- dividir os alunos em grupos de 4 ou 5;
- sugerir que cada grupo escolha o tema do jogo que irá montar (marinho, flora, fauna,...);
- pedir para que eles façam um esboço do jogo, criando as regras com “missões geométricas” (cartas de perguntas sobre Geometria; quantos lados tem um triângulo), e observando quais dobraduras e desenhos (que serão feitos com Tangram) cada grupo precisará;
- começar a produzir as dobraduras do jogo, montando o tabuleiro, bem como os desenhos com o Tangram;
- produzir as regras, cartas do jogo com “missões geométricas”;
- montar e decorar o jogo;
- depois de cada grupo jogar seu jogo de Percurso Geométrico, os grupos trocam os jogos para que todos os grupos brinquem e conheçam todas as produções;
- comentários e sugestões sobre os jogos dos outros grupos.