Priscila Antunes M. Fleury
punkyfleury@yahoo.com
Atividade em forma de Projeto, com duração mínima de 2 meses (duas aulas semanais)
Objetivos: construir
um jogo de percurso com dobraduras e Tangrans.
matemáticos:
- visualizar e representar
figuras geométricas, com atenção especial para o desenvolvimento
do sentido espacial;
- explorar transformações
de figuras geométricas;
- representar e resolver
problemas usando modelos geométricos;
- desenvolver uma
apreciação da geometria como uma forma de descrever o mundo
físico.
Material:papel cartão, papel, tesoura, cola, lápis, caneta, régua e tangrans de vários tamanhos.
Estratégias:
- primeiramente as
crianças devem jogar vários jogos de percurso, para que compreendam
o que irão construir;
- dividir os alunos
em grupos de 4 ou 5;
- sugerir que cada
grupo escolha o tema do jogo que irá montar (marinho, flora, fauna,...);
- pedir para que eles
façam um esboço do jogo, criando as regras com “missões
geométricas” (cartas de perguntas sobre Geometria; quantos lados
tem um triângulo), e observando quais dobraduras e desenhos (que
serão feitos com Tangram) cada grupo precisará;
- começar a
produzir as dobraduras do jogo, montando o tabuleiro, bem como os desenhos
com o Tangram;
- produzir as regras,
cartas do jogo com “missões geométricas”;
- montar e decorar
o jogo;
- depois de cada grupo
jogar seu jogo de Percurso Geométrico, os grupos trocam os jogos
para que todos os grupos brinquem e conheçam todas as produções;
- comentários
e sugestões sobre os jogos dos outros grupos.