ATIVIDADE 02
"O PULO DO SAPO"
Este é um jogo de percurso onde as crianças ajudarão
os "sapinhos" a chegar no lago. Esta atividade consiste num jogo de tabuleiro
no qual as crianças deverão jogar o dado duas vezes e multiplicar
seus respectivos resultados para obter o número de casa que deverão
andar, até completarem o percurso, que poderá ser definido
pelo próprio professor.
OBJETIVOS:
* Vivenciar, por meio do jogo, situação-problema
de multiplicação;
* Identificar as diferentes grandezas envolvidas nessa situação:
número de saltos, tamanho do salto e distância alcançada.
* Registrar os resultados obtidos numa tabela e interpretá-la.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: de dois
a quatro.
REGRAS:
* Cada jogador joga o dado duas vezes;
* A primeira vez indica o número de saltos dados pelo "sapinho";
* A segunda vez indica o tamanho do salto, ou seja, o número
de casa que ela deverá andar em cada salto;
* Vence quem chegar primeiro ao final.
REGISTRO DOS RESULTADOS:
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LEMBRETES:
* Para jogar este jogo as crianças devem ter os "sapos", que
podem ser construídos nas aulas de Artes;
* O professor deve levar os alunos a perceberem que nem sempre o vencedor
será quem deu o maior pulo ou o maior número de pulos. Por
exemplo, se tivermos a situação em que o aluno A deu 3 saltos
de tamanho 5 (andou 15 casas), o aluno B deu 5 saltos de tamanho 2 (andou
10 casas) e o aluno C deu 4 pulos de tamanho 4 (andou 16 casas); poderemos
perceber que o aluno C não pulou tantas vezes quanto o aluno B e
nem deu grandes saltos quanto o aluno A, no entanto, foi ele que alcançou
a casa mais distante.
* O professor deverá propor aos alunos que troquem a ordem dos
dados e verifiquem se há alteração do resultado (a
ordem dos fatores não altera o produto);