ATIVIDADE 02






"O PULO DO SAPO"

Este é um jogo de percurso onde as crianças ajudarão os "sapinhos" a chegar no lago. Esta atividade consiste num jogo de tabuleiro no qual as crianças deverão jogar o dado duas vezes e multiplicar seus respectivos resultados para obter o número de casa que deverão andar, até completarem o percurso, que poderá ser definido pelo próprio professor.
 
 
 

OBJETIVOS:

*  Vivenciar, por meio do jogo, situação-problema de multiplicação;
*  Identificar as diferentes grandezas envolvidas nessa situação: número de saltos, tamanho do salto e distância alcançada.
*  Registrar os resultados obtidos numa tabela e interpretá-la.
 
 

NÚMERO DE PARTICIPANTES: de dois a quatro.
 
 

REGRAS:

* Cada jogador joga o dado duas vezes;
* A primeira vez indica o número de saltos dados pelo "sapinho";
* A segunda vez indica o tamanho do salto, ou seja, o número de casa que ela deverá andar em cada salto;
* Vence quem chegar primeiro ao final.
 
 

REGISTRO DOS RESULTADOS:
 
Nome dos jogadores
Número de saltos
Tamanho do salto
Casa alcançada
       
       
       
       

 

 LEMBRETES:

* Para jogar este jogo as crianças devem ter os "sapos", que podem ser construídos nas aulas de Artes;
* O professor deve levar os alunos a perceberem que nem sempre o vencedor será quem deu o maior pulo ou o maior número de pulos. Por exemplo, se tivermos a situação em que o aluno A deu 3 saltos de tamanho 5 (andou 15 casas), o aluno B deu 5 saltos de tamanho 2 (andou 10 casas) e o aluno C deu 4 pulos de tamanho 4 (andou 16 casas); poderemos perceber que o aluno C não pulou tantas vezes quanto o aluno B e nem deu grandes saltos quanto o aluno A, no entanto, foi ele que alcançou a casa mais distante.
* O professor deverá propor aos alunos que troquem a ordem dos dados e verifiquem se há alteração do resultado (a ordem dos fatores não altera o produto);
 
 





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Atividade 01