Objetivos:
O objetivo desta atividade é desenvolver o raciocínio matemático da criança utilizando-se de valor e aspecto das cédulas e moedas e a noção de quantidade de dinheiro. Pretende ainda que a criança possa perceber que não é a quantidade de notas, mas sim o valor das mesmas que determina quem tem mais ou menos dinheiro.
Estratégias:
Para isso, são apresentadas diversas figuras de pessoas juntamente com a quantidade de dinheiro que possuem, para que a criança diga qual o valor que cada um tem e depois compare para concluir quem tem mais e quem tem menos dinheiro.
Busca-se ainda levar a criança a raciocinar sobre as formas de ganhar dinheiro, com uma resposta dissertativa a respeito deste tema, levando-a assim a refletir sobre este tema.
Problema 01
Objetivos:
Esta atividade busca desenvolver a capacidade de resolução de problemas, utilizando noções das quatro operações matemáticas (adição, subtração, divisão e multiplicação).
Estratégias:
O problema informa às crianças os preços de alguns produtos de papelaria e várias possibilidades de compras a serem realizadas, e para atingir as resposta é necessário que a criança realize cálculos matemáticos. Através desta atividade a criança pode aprender a utilizar o dinheiro para realizar compras, tornando assim seu raciocínio mais rápido e fazendo com que a mesma se familiarize com o valor do dinheiro.
Problema 2
Objetivos:
Verificar se a criança sabe identificar cédulas através da aparência, estimular a realização de operações matemáticas através da apresentação de desafios.
Estratégias:
São apresentadas figuras de notas para que a criança diga qual o seu valor (1ª questão) e realizar contas. À partir disso a criança passa a identificar melhor as notas e seu valor pela aparência da mesma, e através do desafio apresentado a criança sente estímulo para a realização de contas, o que desperta o gosto pela matemática.