CARTAZ VALOR LUGAR (CAVALU)

 

    O cartaz valor lugar, abreviadamente chamado de cavalu pode ser usado no trabalho com números (sistema de numeração) e operações. De fácil confecção o cavalu, pode ser confeccionado colando-se uma folha de papel pardo pregueado (cada prega pode ter aproximadamente a profundidade de 3 centímetros) sobre um pedaço de papelão ou uma folha de papel cartão. Depois deve-se fazer duas separações verticais, usando para isso fitas, durex colorido ou até mesmo tiras de papel colorido. Com esse cartaz e alguns palitos, pode-se representar os números no sistema posicional além de realizar principalmente as operações de adição e subtração.

    Por ser um material de fácil confecção, cada aluno pode confeccionar o seu próprio cavalu.

    A seguir apresentamos o cavalu representando o número 12:

cavalu1.JPG (6521 bytes)

Atividades propostas:

    O cavalu é um material que pode ser utlizado como variação para atividades de Sistema de Numeração. Por isso, sugerimos, como atividades introdutórias, as mesmas realizadas com o ábaco e com o material dourado.

    Para uma variação posterior, podem ser propostas atividades com a ordem do milhar, que foram pouco exploradas nos outros materiais.

início ábaco material dourado blocos lógicos material de fração material cuisenaire geoplano outros materiais bibliografia