MATEMÁTICA - MEDIÇÃO
ATIVIDADE 3 (Educação
Infantil e 1ª a 4ª séries do ensino fundamental)
1) Pesagem e medição
de cada criança no decorrer do ano letivo.
OBJETIVOS:
Conceituais:
-
Conhecer a história
das unidades de medidas (metro e quilograma), e reconhecer sua importância.
Procedimentais:
-
Fazer estimativas e comparação
entre diferentes medidas;
Atitudinais:
-
Sensibilizar os alunos para a compreensão
e assimilação de conceitos de medição;
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
-
Investigar se as crianças tem costume de medirem a
altura e verificarem o peso regularmente, através de uma conversa;
-
Conversar sobre os instrumentos utilizados para isto, bem
como sobre as unidades de medida de cada um (quilograma e metro);
-
Propor uma pesquisa da história destas unidades de
medida. Como eram pesadas e medidas as coisas no passado e como eram os
instrumentos que faziam isto, se existiram;
-
Discutir sobre a importância de criar-se uma unidade
de medida padrão;
-
Distribuir uma ficha para cada criança, onde constará
peso e altura, e uma relação de todos os meses do ano, para
que acompanhem seu próprio desenvolvimento. Explicar que, para isto,
fixaremos uma data de cada mês, onde realizaremos toda a pesagem
e medição novamente, a fim de obtermos os dados para analisar
o desenvolvimento. Cada criança fará a anotação
em sua ficha;
-
Providenciar balança e fita métrica,
se possível, mais de uma unidade de cada, para que os alunos não
esperem muito tempo na fila;
-
Mostrar o procedimento de pesagem e medição
e deixar que as crianças façam sozinhas, ajudando-se
mutuamente. O professor/a deverá observar, verificando se
estão utilizando o procedimento correto;
-
Montar um painel com todos os pesos e alturas, socializando
as informações. Se possível, fazer um gráfico;
-
Promover discussão, levantando questões tais
como: "Crianças mais altas, porém mais magras, pesam
menos que crianças mais baixas e com uma maior massa corpórea",
"Porque devemos tirar os sapatos e excessos de roupa para medir e
pesar?";
-
No decorrer dos meses, o professor/a pode pedir
que os alunos comparem os dados dos meses anteriores com o atual e verifiquem
qual a diferença no peso e altura. Isto pode ser feito em várias
situações : "Mês atual com mês anterior",
"Último mês para o primeiro", "Desenvolvimento de mês
a mês", etc;
-
O professor/a pode mostrar uma tabela de um bom peso para
uma determinada altura, ressaltando a importância de manter-se
dentro dos limites de seu peso, para ter-se uma vida saudável. Com
isto, de desejar, poderá abordar o tema de uma alimentação
saudável
Esta atividade possibilita trabalhar-se com medição,
conceitos de adição e subtração,. gráficos,
história, ciências e língua portuguesa. Também
desenvolve aspectos, tais como: comparar, classificar, conhecer,
conhecimento e respeito de si e dos outros, organização
e socialização.
voltar