MATEMÁTICA - MEDIÇÃO
ATIVIDADE 2
(1ª a 4ª séries do ensino fundamental)
OBJETIVOS
Conceituais:
-
Desenvolver o processo de medição e os conceitos
relacionados as unidades de medida, envolvidos em uma
atividade do dia-a-dia;
-
Perceber a presença de medição nas atividades
diárias.
Procedimentais:
-
Seguir instruções corretamente;
-
Dividir tarefas para um melhor desenvolvimento da atividade.
Atitudinais:
-
Conscientizar-se da importância do trabalho em grupo.
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
-
Uma semana antes da preparação
da receita, propor que as crianças conversem em casa , e tragam
uma receita de bolo para ser preparada em classe. Estabeleça
uma data limite para a entrega destas receitas (que deverá acontecer
de forma voluntária). No dia estabelecido, analisar as receitas
que foram trazidas, juntamente com os alunos e escolher uma delas, para
ser preparada em classe. As outras poderão compor um caderno
de receitas;
Receita
BOLO DE CHOCOLATE COM COCA-COLA
INGREDIENTES:
-
4 ovos
-
2 xícaras (chá) de açúcar
-
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
-
1 lata de coca-cola
-
2 colheres (sopa) de margarina
-
1 xícara (chá) de chocolate em pó
-
1 colher (sopa) de fermento
|
MODO DE PREPARO:
Bata em batedeira as gemas, o
acúcar e a margarina, até obter um creme esbranquiçado.
Acrescente aos poucos a farinha, a coca-cola e o chocolate em pó.
Continue batendo até obter uma massa homogênea. Acrescente
então, as claras batidas em ponto de neve e somente misture.
Por último coloque o fermento. Despeje em forma untada e leve
para assar em forno alto por aproximadamente 30 minutos.
Espere esfriar e desenforme.
|
-
Combine com os alunos, quem ficará
responsável por trazer cada ingrediente. Utilize a forma que a classe
estiver habituada para este tipo de tarefa (trazer materiais de casa) que
podem ser desde sorteio, até conversar anteriormente com os pais.
Marque um dia para a realização da atividade. Quando estiver
definido o que cada um trará, proponha questões similares
a estas:
-"Como você fará para trazer a quantidade certa de farinha,
leite, ovos, chocolate, manteiga, fermento,etc?" ; "O que acontecerá
se alguém esquecer de trazer o ingrediente?";
-
Com a classe bastante sensibilizada para
a realização da atividade, levantar quais os utensílios
que serão necessários para fazer o bolo e listá-los;
-
Conversar com as crianças sobre a necessidade
ou não de seguir o "modo de preparo" ou a ordem dos ingredientes.
Para isto, pode-se utilizar relatos de confeiteiros ou mesmo das
mães dos alunos;
-
Antes de iniciar a preparação, se o
grupo for grande, pode-se dividir as tarefas ; ex: grupo de registro, grupo
da preparação do bolo, grupo de limpeza, grupo que servirá
o bolo, etc;
-
Baseando-se na receita dada como modelo, começe
por pesar a quantidade de cada ingrediente, para transformar as medidas
de xícaras, copos, colheres em gramas e ml;
-
Cada criança pode trazer o seu ingrediente
e fazer ela mesma pesagem. Conversar que nem sempre temos uma balança
para alimentos em casa e que por praticidade a maioria das receitas
são medidas por objetos (xícara, copo, colher, etc), aproveitando
para durante o preparo da massa, conversar sobre as diferentes capacidades
de cada xícara (café, chá, etc), colher (chá,
sopa, sobremesa, etc);
-
Discutir se o ingrediente foi comprado na medida necessária,
levando as crianças a refletirem e buscarem nas embalagens
dos produtos trazidos qual a medida impressa. Neste momento é importante
questionar sobre a necessidade/importância da exatidão
das medidas. O que aconteceria, por exemplo, se no lugar de colocarmos
duas xícaras de acúcar, colocássemos somente uma?
E assim por diante. Existe algum ingrediente que poderia ser substituído
sem alterar a receita? Ex: açúcar cristal e manteiga;
-
Quando a massa estiver pronta, é importante
que ela seja pesada e que registre-se o resultado;
-
Conversar sobre a questão da temperatura do
forno e do tempo que que o bolo deverá permanecer
para assar. Levar as crianças a refletir na relação
do tempo/temperatura, para que o bolo não fique cru nem queimado;
-
Enquanto o bolo estiver assando, poderá ser
feita toda a limpeza dos utensílios e do local utilizado. Também
deve ser feito o registro da receita no caderno de receitas
da sala;
-
Quando o bolo estiver pronto, o grupo responsável
deve providenciar a repartição do mesmo e explicar
como pretendem realizar este procedimento. Caso a classe resolva
convidar alguém para comer o bolo (enquanto ele assa), deve-se
preparar e entregar o convite;
-
Depois de comer o bolo, pode-se fazer um registro
escrito, ou um desenho, desta experiência, individualmente.
Essa atividade possibilita um trabalho amplo, pois explora
a motricidade, o sensório,
o raciocínio, a socialização, conhecimentos de matemática,
língua portuguesa, cooperação e participação.
voltar
prosseguir