MATEMÁTICA - MEDIÇÃO
ATIVIDADE 1 (2ª
ou 3ª séries)
OBJETIVOS:
Conceituais:
-
Compreender a unidade de medida de comprimento e de
área;
-
Conhecer a história do metro como unidade
de medida-padrão, e reconhecer sua importância;
Procedimentais:
-
Fazer e utilizar estimativas de medida para a melhor
solução de problemas;
-
Criar estratégias para lidar em situações
cotidianas;
Atitudinais:
-
Confiar em suas próprias ações;
-
Respeitar e saber ouvir a opinião dos outros.
1) Em uma escola as
crianças estão planejando uma divertida festa-junina
com várias barracas de comidas e brincadeiras. Elas gostariam
que a festa tivesse barracas de : pescaria, tiro ao alvo, coelhinho, doces,
salgados e bebidas. Porém, não estão conseguindo
organizar o espaço, e assim, pedem a vocês que, através
de uma planta da quadra, enviem a melhor solução para este
problema, já que o tamanho da quadra deles é o mesmo da de
vocês.
DESENVOLVIMENTO
DA ATIVIDADE.
-
Na classe, conversar com as crianças sobre a
proposta, enfatizando que será possível fazer a medição
das barracas, pois o tamanho da quadra dos alunos da outra escola,
é o mesmo que o da escola que estudam;
-
Apresentar uma planta da quadra e fixá-la na lousa;
-
Levantar discussão sobre as principais dificuldades,
abordando : tamanho de cada barraca, disposição das mesmas
em relação as outras e ao todo e espaço reservado
para circulação de pessoas. Deixar claro para as crianças,
que haverá a divisão da sala em 6 grupos (um responsável
por cada barraca), para melhor organização, porém,
todos os grupos deverão manter contato, não só
para prever o tamanho das barracas, mas também porque não
podem esquecer do espaço reservado para circulação
de pessoas;
-
Pedir para cada grupo vir até a lousa e demarcar seu
espaço na planta, numerando-o. Se não sobrar espaço
para o último grupo, apagar o espaço demarcado anteriormente
pelos outros e solicitar que conversem e encontrem a melhor solução
para este problema de espaço;
-
Entregar uma planta menor para cada grupo e pedir
que reproduzam a disposição final que está na lousa
em suas plantas, indicando o número de cada grupo nas barracas;
-
Levá-los para a quadra, para analisarem
o espaço mentalmente, verificando o tamanho das barracas e a disposição
das mesmas em relação às outras;
-
Entregar um rolo de fita crepe para cada grupo, e pedir que
demarquem o espaço, mantendo sempre contato intra e inter-grupos;
-
Reestruturar, se necessário, as dimensões
de cada barraca;
-
Reunir os grupos, indagando-os sobre a melhor maneira de
passar estas medidas para o papel, enfatizando que os alunos da
"outra escola",precisam entender o que fizeram para realizar a festa junina;
-
Levantar as hipóteses, questionando sobre a
eficiência de cada uma; ex: "Cabo de vassoura - Será
que o tamanho do cabo de vassoura deles é o mesmo que
o nosso"; "Mão - Será que a mão deles é
do mesmo tamanho que a nossa". Neste momento, concretizar estas hipóteses,
mostrando dois cabos de vassoura de tamanhos diferentes, comparando
o tamanho das mãos, etc;
-
Questionar sobre a necessidade de existir uma unidade
de medida padrão, a fim de obtermos sempre as mesmas dimensões
em qualquer parte do mundo;
-
Entregar uma trena ou um metro para cada grupo, para que
meçam e passem as mediads obtidas para a planta que têem
em mãos. Se necessário, auxiliar os grupos com a medição;
-
Voltar para a sala, e pedir que cada grupo transfira
as medidas obtidas na quadra, para a planta que está fixada na lousa;
-
Analisar a planta, socializando os resultados obtidos por
todos os grupos;
-
Escrever um texto coletivo (carta) de esclarecimento.
As crianças ditam os procedimentos que seguiram para obtenção
das medidas da planta, enquanto o professor/a escreve na lousa;
-
Realizar uma pesquisa sobre a história da unidade
da medida padrão/metro, a fim de verificarem a evolução
do mesmo, bem como sua eficácia e precisão.
Esta atividade possibilita trabalhar-se com a medição,
história e língua portuguesa. Também desenvolve a
socialização, o raciocínio, noções de
espaço, organização, cooperação e participação.
OBS: Para se desenvolver esta atividade, é necessário que
as crianças trabalhem em grupo e que haja respeito mútuo
entre elas, pois este é fundamental para o comportamento autônomo
e tomada de decisão em grupo, opinando e sabendo respeitar as opiniões
dos outros colegas.
voltar
prosseguir