a) Referências

        COMISSION on Standards form School Mathematics of National  Council of Teachers of Mathematics. Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar (tradução portuguesa dos Standarts do National Council of Teachers of Mathematics. Lisboa: Associação de professores de Matemática e instituto de inovação educacional,1994. Norma 10-Medição.

        BRASIL, Parâmetro Curricular Nacional : matemática, 1ª a 4ª  série do ensino fundamental.
 

        CONTEÚDOS

        Estas atividades  irão voltar-se à necessidade  de que os alunos desenvolvam  o processo de medição e os conceitos relacionados às unidades de medida, já que estas são de grande importância para  obter-se noções de espaço.
        Para tanto, objetivamos  que as crianças, através destas atividades, elaborem e utilizem estimativas de medidas para serem utilizadas em situações- problema do dia-a-dia. Esperamos que, desta maneira, compreendam as noções  de comprimento, espaço, grandeza, capacidade, peso, área, volume,  tempo e temperatura.
 

b) JUSTIFICATIVA

        Compreender as noções de medição é de fundamental importância  no desenvolvimento da criança. Isto faz com que ela  situe-se melhor no ambiente e no mundo. Todos os dias, deparam-se com situações  em que precisam aplicar a medição para resolução de pequenos problemas.
        Através das atividades propostas, pretendemos fazê-los perceber o uso da medição, elaborando hipóteses, processos utilizados, idéias matemáticas, sabendo expressar-se através da escrita e oralidade matemática.
        Propiciaremos experiências que farão com que as crianças envolvam-se e necessitem  da comunicação com os outros, para uma melhor resolução dos casos. Irão raciocinar a respeito do assunto abordado, e daremos as condições para que eles expliquem suas hipóteses. O professor precisa promover este  tipo de experiência para seus alunos, a fim de explorarem  concretamente os conteúdos.
        Desta forma, esperamos que eles adquiram  confiança em suas próprias ações e na capacidade de lidar com situações matemáticas novas.
 

  Voltar                                                                                                      Prosseguir