a) Referências
COMISSION on Standards form School Mathematics of National Council of Teachers of Mathematics. Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar (tradução portuguesa dos Standarts do National Council of Teachers of Mathematics. Lisboa: Associação de professores de Matemática e instituto de inovação educacional,1994. Norma 10-Medição.
BRASIL, Parâmetro
Curricular Nacional : matemática, 1ª a 4ª série
do ensino fundamental.
CONTEÚDOS
Estas atividades
irão voltar-se à necessidade de que os alunos desenvolvam
o processo de medição e os conceitos relacionados às
unidades de medida, já que estas são de grande importância
para obter-se noções de espaço.
Para tanto,
objetivamos que as crianças, através destas atividades,
elaborem e utilizem estimativas de medidas para serem utilizadas em situações-
problema do dia-a-dia. Esperamos que, desta maneira, compreendam as noções
de comprimento, espaço, grandeza, capacidade, peso, área,
volume, tempo e temperatura.
b) JUSTIFICATIVA
Compreender
as noções de medição é de fundamental
importância no desenvolvimento da criança. Isto faz
com que ela situe-se melhor no ambiente e no mundo. Todos os dias,
deparam-se com situações em que precisam aplicar a
medição para resolução de pequenos problemas.
Através
das atividades propostas, pretendemos fazê-los perceber o uso da
medição, elaborando hipóteses, processos utilizados,
idéias matemáticas, sabendo expressar-se através da
escrita e oralidade matemática.
Propiciaremos
experiências que farão com que as crianças envolvam-se
e necessitem da comunicação com os outros, para uma
melhor resolução dos casos. Irão raciocinar a respeito
do assunto abordado, e daremos as condições para que eles
expliquem suas hipóteses. O professor precisa promover este
tipo de experiência para seus alunos, a fim de explorarem concretamente
os conteúdos.
Desta forma,
esperamos que eles adquiram confiança em suas próprias
ações e na capacidade de lidar com situações
matemáticas novas.