Unidade Didática: Matemática como Resolução de Problemas
Objetivos:
Conteúdos:
Resolução
de problemas; operação com números naturais; tabuada
e cálculo mental.
Jogo: CIRCUITO
Material: um tabuleiro com o desenho do circuito; cartões
coloridos (verde, amarelo, azul, lilás, vermelho e cinza); papel
e lápis para cálculo; ficha de cronometragem e ficha das
provas.
Descrição
As atividades durante
o percurso do circuito estão ligadas a realização
de uma operação matemática. A cada operação
realizada há um tempo a ser acrescido a trajetória total.
Em caso de erro na resposta da operação é acrescido
o dobro do tempo do estágio equivalente. Em casa etapa há
cinco cartões coloridos com operações matemáticas.
Ganha quem realizar todo o percurso em menos tempo.
Objetivo do jogo
Realizar todas
as provas do circuito em menor tempo.
Procedimentos
1. Os alunos se reúnem em grupos de quatro.
2. Cada etapa do jogo eqüivale a um grupo de cartões de
determinada cor e a um tempo determinado.
3. As atividades realizadas em rodízio são as que seguem:
um aluno cronometrista marca numa ficha o tempo utilizado pelo jogador;
um aluno conferente verifica as respostas do aluno jogador, um aluno observador
acompanha o jogo e um aluno jogador.
4. Ao centro coloca-se o tabuleiro com o circuito e ao lado de cada
etapa ficam os cartões correspondentes com as operações
voltadas para baixo.
5. Cada aluno coloca-se na posição correspondente. O
aluno conferente segura os cartões coloridos com as respostas voltadas
para si.
6. O aluno cronometrista dá início a contagem do tempo
assim que o aluno jogador escolher o 1º cartão e finaliza quando
o jogador responder a última prova, anotando na ficha de cronometragem
o tempo utilizado pelo colega.
7. O aluno jogador escolhe um dos cinco cartões do início
do circuito (cor verde). Lê a atividade correspondente e a resolve.
8. O aluno conferente verifica a resposta e anota na ficha de
provas os acertos e erros do aluno jogador.
9. No final do percurso o aluno cronometrista diz o tempo gasto pelo
colega.
Regras do jogo
Cartões Coloridos
Questões
1ª Etapa: INÍCIO
COR VERDE
3 + 6 =
2 + 5 = 6 +
8 = 7 + 6 =
9 + 9 =
2ª Etapa: ENTREGA DO BASTÃO COR AMARELA
13 - 6 =
17 - 8 =
5 - 2 =
9 - 4 = 12 - 3 =
3ª Etapa: PULAR O 1º OBSTÁCULO COR ROXA
3 x 9 = 7 x 8 = 8 x 6 =
9 x 7 =
10 x 5 =
4ª Etapa: ANDAR PELOS PNEUS COR CINZA
O dobro de 3 triplo de 5 O
quadruplo de 7 O quíntuplo de 9 O
dobro de 8
5ª Etapa: PONTE PENSIL COR VERMELHA
O dobro de dois + 2 O dobro de três - 1 O triplo de cinco + 5
O quadruplo de sete - 3 O quíntuplo de oito + 8
6ª Etapa: PULAR 2º OBSTÁCULO COR AZUL
45 : 5 = 60 : 6 =
28 : 4 =
56 : 7 = 63 : 9 =
80 : 8 =
Extras COR ROSA
O quíntuplo de quatro + 1 9 + 5 = 64 : 8 = 15 - 9 = 9 x 8 =
Respostas
Ficha das Provas
Nome |
Prova | sim | não |
Início | ||
Entrega do bastão | ||
Pular 1º obstáculo | ||
Andar pelos pneus | ||
Ponte Pênsil | ||
Pular 2º obstáculo | ||
Final |
Ficha de Cronometragem
Nome |
Tempo final | Acréscimo | Total |