Análise crítica:
Refletir sobre o ensino de matemática proposto,
atualmente, para as séries iniciais da escolarização
em nosso pais, é procurar possibilidades que propiciem aos alunos,
o desenvolvimento de suas capacidades de perceber, reformular, justificar,
supor, pensar e analisar. A busca, portanto, sai da esfera superficial
do saber contar e resolver determinadas operações e parte
para o desenvolvimento de múltiplas capacidades que tornem o aluno,
se assim podemos dizer, "matematicamente alfabetizado ".
Atualmente nossa busca, como educadores, deve estar
voltada em dar ao aluno condições para que ele
veja a matemática (assim como as demais disciplinas escolares),
como algo imbuído de significado, algo relevante para sua
vida e , portanto, necessário dentro do universo escolar. Com isso,
além de contribuir para a formação do aluno como um
todo, a matemática ressurgiria com características renovadas
o que, certamente, contribuirá, não só para enriquecer
sua formação e torná-los aptos para o mundo
moderno, como também, para a melhorar as experiências travadas
com o referente universo de conhecimento que, por muitas vezes, como podemos
constatar, se nos remetemos ao passado, são desagradáveis
ou até mesmo traumáticas.
A proposta de ensino presente no COMISSION on
Standards form School Mathematics of National Council of Mathematics ,
no que se refere a norma 3:- A Matemática como Raciocínio,
representa uma referência extremamente significativa para a
gama de educadores preocupados com as características do ensino
da matemática nas escolas brasileiras, por levantar questões
e propor orientações muito condizentes com a nossa realidade.
O que significa ser "matematicamente alfabetizado"
num mundo em constante evolução tecnológica? Como
encaminhar uma reforma do ensino da matemática que dê conta
de nossos novos objetivos? Tais questões, presentes em cada educador,
surgem na referida proposta de ensino de forma muito coerente, o que reforça
nossa opinião quanto a sua importância e utilidade
na busca de respostas às indagações levantadas.
O princípio básico que norteia tal proposta:
de que os alunos devem atribuir sentido ao ensino da matemática
utilizando seus conhecimentos prévios com autonomia, percebendo
a matemática como raciocínio corresponde as nossas expectativas,
e certamente, aponta para uma grande possibilidade de atingirmos os nossos
objetivos com sucesso.
Felizmente passos foram dados e hoje os Parâmetros
Curriculares Nacionais caminham nesta direção, propondo um
ensino mais significativo e interessante, integrado com as diversas áreas
do conhecimento e mais próximo da realidade dos alunos. Que esses
primeiros passos marquem apenas o início de uma caminhada firme
e constante, em busca do que certamente será o melhor para alunos
e educadores.
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