METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
 Profº Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
                                         Norma 3: A Matemática como Raciocínio
Alunas:
Elaine Aparecida da Silva
Guiomar Silva e Costa
                                                                                                     Data: 2º semestre de 1999
 
 

   Análise crítica:
    Refletir sobre o ensino de matemática proposto, atualmente, para as séries iniciais da escolarização em nosso pais, é procurar possibilidades que propiciem aos alunos, o desenvolvimento de suas capacidades de perceber, reformular, justificar, supor, pensar e analisar. A busca, portanto, sai da esfera superficial do saber contar e resolver determinadas operações e parte para o desenvolvimento de múltiplas capacidades que tornem o aluno, se assim podemos dizer, "matematicamente alfabetizado ".
    Atualmente nossa busca, como educadores, deve estar voltada em dar ao  aluno condições para que ele  veja a matemática (assim como as demais disciplinas escolares), como algo imbuído  de significado, algo relevante para sua vida e , portanto, necessário dentro do universo escolar. Com isso, além de contribuir para a formação do aluno como um todo, a matemática ressurgiria com características renovadas o que, certamente, contribuirá, não só para enriquecer sua formação e torná-los  aptos para o mundo moderno, como também, para a melhorar as experiências travadas com o referente universo de conhecimento que, por muitas vezes, como podemos constatar, se nos remetemos ao passado, são desagradáveis ou até mesmo traumáticas.
    A proposta de ensino presente no COMISSION on Standards form School Mathematics of National Council of Mathematics , no que se refere a norma 3:- A Matemática como Raciocínio, representa  uma referência extremamente significativa para a gama de educadores preocupados com as características do ensino da matemática nas escolas brasileiras, por levantar questões e propor orientações muito condizentes com a nossa realidade.
    O que significa ser "matematicamente alfabetizado" num mundo em constante evolução tecnológica? Como encaminhar uma reforma do ensino da matemática que dê conta de nossos novos objetivos? Tais questões, presentes em cada educador, surgem na referida proposta de ensino de forma muito coerente, o que reforça nossa opinião quanto a sua importância e utilidade
na busca de respostas às indagações levantadas.
   O princípio básico que norteia tal proposta: de que os alunos devem atribuir sentido ao ensino da matemática utilizando seus conhecimentos prévios com autonomia, percebendo a matemática como raciocínio corresponde as nossas expectativas, e certamente, aponta para uma grande possibilidade de atingirmos os nossos objetivos com sucesso.
    Felizmente passos foram dados e hoje os Parâmetros Curriculares Nacionais caminham nesta direção, propondo um ensino mais significativo e interessante, integrado com as diversas áreas do conhecimento e mais próximo da realidade dos alunos. Que esses primeiros passos marquem apenas o início de uma caminhada firme e constante, em busca do que certamente será o melhor para alunos e educadores.
 
 

metodologia          laboratório de matemática



 
 
 
 
 

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