Atividade 1
Objetivando trabalhar a relação de
reversibilidade entre adição e subtração de
maneira desafiante, a atividade* aqui proposta envolve os dois conceitos
matemáticos juntamente com a possibilidade de, através das
hipóteses levantadas pelos alunos, individual e coletivamente, privilegiar
a atitude de reformular, comparar, considerar, enfim desenvolver um raciocínio
lógico e justificável.
Além de buscar respostas que satisfaçam
as condições presentes na atividade, tal proposta permite
que através da colocação em grupo, o aluno confronte
suas hipóteses com outras, por ele não pensadas, permitindo
descobrir relações que não tenham sido reconhecidas
antes.
Este é o hexágono mágico. Usando os números
de 1 a 19, menos os que já estão indicados, complete-o, com
a condição de que a soma, nas direções indicadas
pelas flechas, seja sempre 38.
As estrelas mágicas têm a mesma
soma em todas as linhas retas e o número do centro indica a soma
mágica. Experimente completá-las.
Estratégia: Apresentar
os exercícios, num primeiro momento individualmente, pedindo para
que cada aluno tente resolvê-lo. Feito isso, partir para a solução,
com todo o grupo, no quadro negro, propondo que cada aluno aponte uma possível
solução. A argumentação sobre a resposta dada
deve ser item principal nesta atividade. Perguntas do tipo: Como você
chegou a este resultado?, Existe outro valor que possa substituir esse?,
Por que você escolheu esse número?, entre outras, devem ser
feitas pelo professor para que a dinâmica possibilite o desenvolvimento,
argumentação e obtenção de uma hipótese
que satisfaça as condições específicas da atividade.
Após a proposta ter sido realizada pedir
para que os alunos comparem as suas respostas individuais com a encontrada
pelo grupo e coloquem as diferenças e semelhanças presentes
nas duas soluções.
Conteúdo Principal: Adição e Subtração
* Os enunciados e imagens que compoem as atividades fazem parte da bibliografia
citada.
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