METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
 Profº Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
                                         Norma 3: A Matemática como Raciocínio
Alunas:
Elaine Aparecida da Silva
Guiomar Silva e Costa
                                                                                                         Data: 2º semestre de 1999

      Atividade 1

    Objetivando trabalhar a relação de reversibilidade entre adição e subtração de maneira desafiante, a atividade* aqui proposta envolve os dois conceitos matemáticos juntamente com a possibilidade de, através das hipóteses levantadas pelos alunos, individual e coletivamente, privilegiar a atitude de reformular, comparar, considerar, enfim desenvolver um raciocínio lógico e justificável.
    Além de buscar respostas que satisfaçam as condições presentes na atividade, tal proposta permite que através da colocação em grupo, o aluno confronte suas hipóteses com outras, por ele não pensadas, permitindo descobrir relações que não tenham sido reconhecidas antes.
 
 

Este é o hexágono mágico. Usando os números de 1 a 19, menos os que já estão indicados, complete-o, com a condição de que a soma, nas direções indicadas pelas flechas, seja sempre 38.
 

     As estrelas mágicas têm a mesma soma em todas as linhas retas e o número do centro indica a soma mágica. Experimente completá-las.
 

 

  Estratégia: Apresentar os exercícios, num primeiro momento individualmente, pedindo para que cada aluno tente resolvê-lo. Feito isso, partir para a solução, com todo o grupo, no quadro negro, propondo que cada aluno aponte uma possível solução. A argumentação sobre a resposta dada deve ser item principal nesta atividade. Perguntas do tipo: Como você chegou a este resultado?, Existe outro valor que possa substituir esse?, Por que você escolheu esse número?, entre outras, devem ser feitas pelo professor para que a dinâmica possibilite o desenvolvimento, argumentação e obtenção de uma hipótese que satisfaça as condições específicas da atividade.
    Após a proposta ter sido realizada pedir para que os alunos comparem as suas respostas individuais com a encontrada pelo grupo e coloquem as diferenças e semelhanças presentes nas duas soluções.

Conteúdo Principal: Adição e Subtração

* Os enunciados e imagens que compoem as atividades fazem parte da bibliografia citada.
 
 

metodologia          laboratório de matemática



 
 
 
 

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