METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
 Profº Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
                                       Norma 3: A Matemática como Raciocínio
Alunas:
Elaine Aparecida da Silva
Guiomar Silva e Costa
                                                                                                      Data: 2º semestre de 1999

Atividade 2:
Visando a interpretação e a resolução de situações-problema que envolvam operações de quantidades através de um raciocínio lógico, as atividades* apresentadas, nessa proposta, possibilitam ao aluno a oportunidade de trabalhar com exemplos e contra-exemplos de maneira desafiante. A ênfase na interpretação torna-se ponto destacável, por exigir mais que uma resposta mecanizada, e sim uma série de ações que envolvem raciocínio,  análise, estabelecimento de relações e argumentações.
Mais que obter uma resposta, pretende-se criar condições para que o aluno exercite sua capacidade de raciocinar logicamente, a partir de conhecimentos prévios, de forma significativa.

 Descubra em quais números estas crianças estão pensando. Dicas:

 a) É um número com dois algarismos.
     O valor absoluto da dezena é o dobro do valor absoluto da unidade.
     Se subtrairmos 3 do valor absoluto da dezena, ficaremos com 1.

                               b) É um número com dois algarismos.
                                       Trocando os 2 algarismos de lugar, ele se torna apenas unidade.
                                                          O triplo deste número é a soma dos números 128 e 112.

                                                   c) É um número com 3 algarismos.
                                                   O valor relativo de um deles é 400.
                                                   O algarismo da unidade é igual ao algarismo da centena.
                                                   O algarismo da dezena é igual ao da unidade, acrescido de 1. 

      Conteúdo principal: Valor absoluto e valor relativo.
 
 

Leandro é um garoto que mora na mesma quadra que Vinícius. Ele mora numa esquina, mas não é vizinho de Vinícius.
Vinícius mora próximo do final da quadra, mas não na esquina.
A casa de Vinícius tem o número maior que o dobro de 36.
Qual o número da casa de Leandro?
Qual o número da casa de Vinícius?
 
 

     Para Pensar!
Conteúdo principal:Seqüência numérica.
 
 

 Estratégia: Com os alunos organizados em grupos, apresentar as três questões pedindo para que cada grupo analise e levante as possíveis soluções. Após esse momento inicial, o professor pedirá que os alunos formem um grande grupo e coloquem as soluções encontradas comparando e argumentando sobre as respostas obtidas, expondo a linha de raciocínio seguida , buscando alcançar um resultado comum.
    Caberá ao professor encaminhar as colocações dos alunos, de modo que eles sintam-se a vontade para  expressarem seus pensamentos, assim como para descreverem o caminho trilhado pelo grupo durante o levantamento das hipóteses.
    Somente após essa etapa, o professor introduzirá os conceitos sistematizados (valor absoluto e valor relativo), auxiliando os alunos a estabelecerem novas relações entre os conteúdos presentes nas atividades e os demais que já dominavam.
    Como seqüência, o professor proporá que cada aluno crie um desafio da mesma natureza dos trabalhados por eles, para que posteriormente possam ser trocados, estimulando assim a criação de situações matemáticas a partir do referencial do aluno.
 

* Os enunciados e imagens que compoem as atividades são parte integral ou parcial da bibliografia citada.
 
 


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