Atividade
2:
Visando a interpretação e a resolução de
situações-problema que envolvam operações de
quantidades através de um raciocínio lógico, as atividades*
apresentadas, nessa proposta, possibilitam ao aluno a oportunidade de trabalhar
com exemplos e contra-exemplos de maneira desafiante. A ênfase na
interpretação torna-se ponto destacável, por exigir
mais que uma resposta mecanizada, e sim uma série de ações
que envolvem raciocínio, análise, estabelecimento de
relações e argumentações.
Mais que obter uma resposta, pretende-se criar condições
para que o aluno exercite sua capacidade de raciocinar logicamente, a partir
de conhecimentos prévios, de forma significativa.
Descubra em quais números estas crianças estão pensando. Dicas:
a) É um número com dois algarismos.
O valor absoluto da dezena é o dobro
do valor absoluto da unidade.
Se subtrairmos 3 do valor absoluto da dezena,
ficaremos com 1.
b) É um número com dois algarismos.
Trocando os 2 algarismos de lugar, ele se torna apenas unidade.
O triplo deste número é a soma dos números 128 e 112.
c) É um número com 3 algarismos.
O valor relativo de um deles é 400.
O algarismo da unidade é igual ao algarismo da centena.
O algarismo da dezena é igual ao da unidade, acrescido de 1.
Leandro é um garoto que mora na mesma quadra que Vinícius.
Ele mora numa esquina, mas não é vizinho de Vinícius.
Vinícius mora próximo do final da quadra, mas não
na esquina.
A casa de Vinícius tem o número maior que o dobro de
36.
Qual o número da casa de Leandro?
Qual o número da casa de Vinícius?
Estratégia: Com os alunos organizados em grupos,
apresentar as três questões pedindo para que cada grupo analise
e levante as possíveis soluções. Após esse
momento inicial, o professor pedirá que os alunos formem um grande
grupo e coloquem as soluções encontradas comparando e argumentando
sobre as respostas obtidas, expondo a linha de raciocínio seguida
, buscando alcançar um resultado comum.
Caberá ao professor encaminhar as colocações
dos alunos, de modo que eles sintam-se a vontade para expressarem
seus pensamentos, assim como para descreverem o caminho trilhado pelo grupo
durante o levantamento das hipóteses.
Somente após essa etapa, o professor introduzirá
os conceitos sistematizados (valor absoluto e valor relativo), auxiliando
os alunos a estabelecerem novas relações entre os conteúdos
presentes nas atividades e os demais que já dominavam.
Como seqüência, o professor proporá
que cada aluno crie um desafio da mesma natureza dos trabalhados por eles,
para que posteriormente possam ser trocados, estimulando assim a criação
de situações matemáticas a partir do referencial do
aluno.
* Os enunciados e imagens que compoem as atividades são parte
integral ou parcial da bibliografia citada.
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