ESTRUTURA GERAL DO TRABALHO
A estrutura geral é basicamente a seguinte:
a) O programa é dividido em capítulos e estes em unidades
menores de trabalho em forma de instrução programada.
b) Os objetivos de cada unidade são claramente definidos. Aos
alunos será fornecido um guia de estudo referente à
unidade.
c) Cada aluno, independentemente dos demais colegas, tendo em mãos
o guia e o texto programado, trabalha desenvolvendo comportamentos
de ler, interpretar, escrever, responder perguntas formuladas no texto,
auo-avaliar-se e realizar experiências.
d) Após completar o trabalho de uma unidade, o aluno se apresenta
voluntariamente ao professor para fazer a verificação
da aprendizagem. Um teste escrito, envolvendo questões básicas
da unidade, é apresentado ao aluno.
e) Após o aluno haver concluído o teste, o professor
examina-o e, conforme a situação, algumas perguntas
são dirigidas oralmente ao aluno. O professor avalia lhe dá
imediata ciência se este teste já é dado como
satisfatório, recebendo então instruções
para prosseguir o trabalho na unidade seguinte, ou se ele deve estudar
ainda mais a unidade e submeter-se uma nova verificação.
O insucesso não acarreta nenhuma sanção.
f) Ao fim de determinadas unidades, experimentos práticos de
laboratório programados são realizados pelo aluno. Só
os realizam após ter completado o estudo dessas unidades. Um
relatório escrito é solicitado ao aluno.
g) Enquanto alguns alunos estão trabalhando na unidade 13,
outros podem estar estudando nas unidades 11, 9, 15 etc. Dento de
certos limites, o ritmo depende do aluno. ALguns completam o estudo
do conteúdo previsto para o curso antes do término do
período escolar. Outros, geralmente cautelosos, prosseguem
num ritmo mais lento. Estes dificilmente fracassam nos testes. Ser
rápido não significa, muitas vezes, ser o melhor. O
importante é o progresso.
h) Teoricamente, é exigido 100% de desempenho para cada unidade
programada.
i) No fim de um período de estudo (por exemplo, um bimestre),
é exigida dos alunos uma prova geral, que chamamos de teste
de retenção e possui um valor relativo.
Um curso que segue a estrutura acima descrita é um curso típico
de ensino individualizado, onde se explora o que se conhece sobre
aprendizagem dentro de uma perspectiva da teoria do reforçamento.
Há diferenças visíveis com outros métodos.
Uma delas é o fato de os objetivos de cada unidade serem claramente
definidos. Os alunos não gastam tempo em determinados aspectos.
O especificado é alcançado, desta forma, de modo fácil
e sem perda de tempo. Evidentemente, o aluno tem liberdade de explorar
outros aspectos do conteúdo e deve ser encorajado para usar
essa liberdade.
Outro fato que podemos ressaltar é a mudança de referencial.
O professor deixa de ser apenas "o ator principal" no palco
de uma sala. O aluno passa a ser o foco de atenção.
Ele deixa de ser um elemento passivo para ser um elemento que participa
ativamente no processo de aprendizagem, ou seja, o que o aluno aprende
é consequência de seu próprio trabalho. O professor
passa a ser um orientador e avaliador dos trabalhos executados e fundamentalmente
criador de contingências favoráveis através das
quais o aprendizado se realiza.
O conceito final de aprovação é atribuído
exclusivamente à qualidade do trabalho realizado. Como orientação
dos alunos, é conveniente divulgar um esquema que sugira datas
para passar de uma unidade à outra a fim de obter a possibilidade
de efetuar provas gerais antes do tempo para aqueles que vencerem
todas as etapas programadas.
Notamos, em nossas experiências, que os alunos, após
vencerem o programa, independente de terem realizado a prova geral
antes do tempo, prosseguem o estudo nas unidades seguintes do programa
geral de Física. Tivemos casos em que no final do 2º ano
alguns alunos já haviam terminado o capítulo sobre Eletromagnetismo.
Foram-lhe fornecidos, então, textos de Física Moderna
para completarem o tempo preestabelecido.
Todavia, o ponto mais importante no sistema de ensino foi a colaboração
desse alunos como monitores, a fim de orientar no estudo e na realização
de experimentos os seus colegas mais lentos. O resultado foi bastante
animador.
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