ESTRUTURA GERAL DO TRABALHO

A estrutura geral é basicamente a seguinte:

a) O programa é dividido em capítulos e estes em unidades menores de trabalho em forma de instrução programada.

b) Os objetivos de cada unidade são claramente definidos. Aos alunos será fornecido um guia de estudo referente à unidade.

c) Cada aluno, independentemente dos demais colegas, tendo em mãos o guia e o texto programado, trabalha desenvolvendo comportamentos de ler, interpretar, escrever, responder perguntas formuladas no texto, auo-avaliar-se e realizar experiências.

d) Após completar o trabalho de uma unidade, o aluno se apresenta voluntariamente ao professor para fazer a verificação da aprendizagem. Um teste escrito, envolvendo questões básicas da unidade, é apresentado ao aluno.

e) Após o aluno haver concluído o teste, o professor examina-o e, conforme a situação, algumas perguntas são dirigidas oralmente ao aluno. O professor avalia lhe dá imediata ciência se este teste já é dado como satisfatório, recebendo então instruções para prosseguir o trabalho na unidade seguinte, ou se ele deve estudar ainda mais a unidade e submeter-se uma nova verificação. O insucesso não acarreta nenhuma sanção.

f) Ao fim de determinadas unidades, experimentos práticos de laboratório programados são realizados pelo aluno. Só os realizam após ter completado o estudo dessas unidades. Um relatório escrito é solicitado ao aluno.

g) Enquanto alguns alunos estão trabalhando na unidade 13, outros podem estar estudando nas unidades 11, 9, 15 etc. Dento de certos limites, o ritmo depende do aluno. ALguns completam o estudo do conteúdo previsto para o curso antes do término do período escolar. Outros, geralmente cautelosos, prosseguem num ritmo mais lento. Estes dificilmente fracassam nos testes. Ser rápido não significa, muitas vezes, ser o melhor. O importante é o progresso.

h) Teoricamente, é exigido 100% de desempenho para cada unidade programada.

i) No fim de um período de estudo (por exemplo, um bimestre), é exigida dos alunos uma prova geral, que chamamos de teste de retenção e possui um valor relativo.

Um curso que segue a estrutura acima descrita é um curso típico de ensino individualizado, onde se explora o que se conhece sobre aprendizagem dentro de uma perspectiva da teoria do reforçamento.

Há diferenças visíveis com outros métodos. Uma delas é o fato de os objetivos de cada unidade serem claramente definidos. Os alunos não gastam tempo em determinados aspectos. O especificado é alcançado, desta forma, de modo fácil e sem perda de tempo. Evidentemente, o aluno tem liberdade de explorar outros aspectos do conteúdo e deve ser encorajado para usar essa liberdade.

Outro fato que podemos ressaltar é a mudança de referencial. O professor deixa de ser apenas "o ator principal" no palco de uma sala. O aluno passa a ser o foco de atenção. Ele deixa de ser um elemento passivo para ser um elemento que participa ativamente no processo de aprendizagem, ou seja, o que o aluno aprende é consequência de seu próprio trabalho. O professor passa a ser um orientador e avaliador dos trabalhos executados e fundamentalmente criador de contingências favoráveis através das quais o aprendizado se realiza.

O conceito final de aprovação é atribuído exclusivamente à qualidade do trabalho realizado. Como orientação dos alunos, é conveniente divulgar um esquema que sugira datas para passar de uma unidade à outra a fim de obter a possibilidade de efetuar provas gerais antes do tempo para aqueles que vencerem todas as etapas programadas.

Notamos, em nossas experiências, que os alunos, após vencerem o programa, independente de terem realizado a prova geral antes do tempo, prosseguem o estudo nas unidades seguintes do programa geral de Física. Tivemos casos em que no final do 2º ano alguns alunos já haviam terminado o capítulo sobre Eletromagnetismo. Foram-lhe fornecidos, então, textos de Física Moderna para completarem o tempo preestabelecido.

Todavia, o ponto mais importante no sistema de ensino foi a colaboração desse alunos como monitores, a fim de orientar no estudo e na realização de experimentos os seus colegas mais lentos. O resultado foi bastante animador.

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