O que é o PEF |
O PEF foi inicialmente produzido numa versão preliminar, que foi ensaiada por 22 professores com atividade no Grande São Paulo; com isso, cerca de 6.000 alunos participaram dos ensaios. Os resultados dessa primeira experiência serviram como base para uma completa revisão do curso que ora é apresentado: o texto foi totalmente reescrito, acrescentaram-se mais exercícios, incluíram-se leituras suplementares e se reelaboraram as experiências.
A partir do ensaio preliminar coIheram-se os elementos para a feitura de um "guia do professor", que deverá ser editado em 1974.
O PEF destina-se aos alunos do curso médio, ou seja, alunos que, em geral, não mais estudarão física, vencido esse nível. Julgamos assim importante proporcionar ao aluno um contato com assuntos que, com toda probabilidade, não mais serão abordados em sua formação subsequente. Dessa maneira, procuramos levar o aluno a conhecer o método científico através do estudo de alguns fenômenos e conceitos específicos da física; ele deverá ser capaz de trabalhar com esses conceitos, resolver problemas e realizar experiências simples. Além disso, o texto não se limita à física clássica, abordando também aspectos contemporâneos dessa ciência.
Os planos do PEF prevêem a publicação, inicialmente, de Quatro volumes: Mecânica 1, Mecânica 2, Eletricidade 1 e Eletricidade 2 e correspondendo cada um a cerca de 50 horas de aula. Acompanham esses volumes três conjuntos experimentais: um para os dois primeiros volumes, um para a Eletricidade 1 e um para a Eletricidade 2.
É importante enfatizar que a parte experimental do PEF é integrada no curso, sendo praticamente impossível seguir o texto sem realizar as experiências lá especificadas. Assim, o equipamento experimental não deve ser encarado como um apêndice acessório ao texto, mas como parte integrante do curso, sem a qual ele fica mutilado.
Cada conjunto experimental deve ser usado por um grupo de quatro ou, no máximo, cinco alunos; uma classe de 40 alunos deve ter 10 conjuntos experimentais.
Resta ainda uma palavra sobre a atividade do professor que utiliza o PEF. O PEF foi elaborado tendo em vista métodos pedagógicos modernos, enfatizando a atividade do aluno em classe. Assim, o texto se destina ao trabalho do aluno em classe; o papel do professor, em vez de ser o de discorrer enquanto, os alunos ouvem, e servir somente como fonte de informações, se torna principalmente o de organizador, coordenador e orientador do trabalho dos alunos.
São Paulo, janeiro de 1973
OS AUTORES
Projeto de Ensino de Física
Mecânica I
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |