PLANEJAMENTO DO CURSO DE FÍSICA
- PSSC PARA O BRASIL A partir da época em que foi lançado à venda o volume I da Física PSSC, a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências vem acumulando dados para um planejamento realista do curso PSSC, de maneira a tornar possível o uso dos quatro volumes nos nossos três anos de curso colegial. Quando foram publicados os dois primeiros volumes do Guia do Professor, não tínhamos ainda uma base suficiente para fazer um planejamento global realmente exeqüível. Agora que o volume IV do aluno já está em uso em numerosas classes, podemos propor o esquema abaixo. Apreciaríamos receber sugestões de professores que estão usando o PSSC e ainda não tiveram ocasião de nos trazer o resultado de suas experiências. A correspondência pode ser dirigida a: Prof. Eikit Tengnon - FUNBEC C. P. 91 - Sao Paulo, SP: Para introduzir êste planejamento no Guia, os tradutores levaram em consideração não somente suas experiências no ensino do PSSC, como também, principalmente, as sugestões de professores que colaboram em entidades ligadas ao ensino e divulgação deste curso, tais como o CECINE (Centro de Treinamento para Professores de Ciências do Nordeste), CECIRS (Centro de Treinamento para Professores de Ciências do Rio Grande do Sul), CECIGUA (Centro de Treinamento para Professores de Ciências da Guanabara), CECISP (Centro de Treinamento para Professores de Ciências de São Paulo) e FUNBEC (Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências). Pressupostos Pedagógicos Na programação aqui recomendada, focalizamos o segundo ciclo do ensino secundário no Brasil (principalmente, o curso científico) de razoável nível pedagógico, didático e administrativo. Este planejamento, embora factível e realista, pode estar sujeito a adaptações inerentes às condições regionais. Supomos, outrossim, que o professor tenha participado de algum curso de treinamento do PSSC e, portanto, conheça o método, a orientação e finalidade do curso. É imprescindível que o Colégio tenha um laboratório adequado, com todo o material necessário às experiências do curso. Baseamos, ainda, o nosso calendário escolar em 180 dias letivos, com aula de 50 minutos, distribuídas do seguinte modo: 1º Científico - 4 aulas semanais. 2º Científico - 4 aulas semanais. 3º Científico - 5 aulas semanais. Recomendações Ao planejar o curso, tivemos em mira que adaptações específicas podem e devem ser feitas, apenas, aumentando ou diminuindo a profundidade do tratamento de certos tópicos, isto porque o curso foi organizado e ordenado de forma a constituir um quadro integrado. Se fosse composto de unidades pouco correlatas, seria fácil selecionar um número apropriado dessas unidades para adptá-las a um plano particular. Mas, este não é o caso. Paulatinamente, o curso vai formando novas idéias, através do contexto precedente. Tal continuidade é uma das principais virtudes pedagógicas do curso; logo, conclui-se que a assimilação das últimas partes seria apenas superficial, sem base no assunto precedente. Assim, o professor que necessita adaptar o curso a um intervalo de tempo mais restrito poderá economizar tempo, tratando com menor ênfase alguns tópicos.
Principal Guia do Professor |
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