PLANEJAMENTO DO CURSO DE FÍSICA - PSSC PARA O BRASIL


A partir da época em que foi lançado à venda o volume I da Física PSSC, a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências vem acumulando dados para um planejamento realista do curso PSSC, de maneira a tornar possível o uso dos quatro volumes nos nossos três anos de curso colegial.

Quando foram publicados os dois primeiros volumes do Guia do Professor, não tínhamos ainda uma base suficiente para fazer um planejamento global realmente exeqüível.

Agora que o volume IV do aluno já está em uso em numerosas classes, podemos propor o esquema abaixo.

Apreciaríamos receber sugestões de professores que estão usando o PSSC e ainda não tiveram ocasião de nos trazer o resultado de suas experiências. A correspondência pode ser dirigida a: Prof. Eikit Tengnon - FUNBEC C. P. 91 - Sao Paulo, SP:

Para introduzir êste planejamento no Guia, os tradutores levaram em consideração não somente suas experiências no ensino do PSSC, como também, principalmente, as sugestões de professores que colaboram em entidades ligadas ao ensino e divulgação deste curso, tais como o CECINE (Centro de Treinamento para Professores de Ciências do Nordeste), CECIRS (Centro de Treinamento para Professores de Ciências do Rio Grande do Sul), CECIGUA (Centro de Treinamento para Professores de Ciências da Guanabara), CECISP (Centro de Treinamento para Professores de Ciências de São Paulo) e FUNBEC (Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências).


Pressupostos Pedagógicos

Na programação aqui recomendada, focalizamos o segundo ciclo do ensino secundário no Brasil (principalmente, o curso científico) de razoável nível pedagógico, didático e administrativo. Este planejamento, embora factível e realista, pode estar sujeito a adaptações inerentes às condições regionais.

Supomos, outrossim, que o professor tenha participado de algum curso de treinamento do PSSC e, portanto, conheça o método, a orientação e finalidade do curso.

É imprescindível que o Colégio tenha um laboratório adequado, com todo o material necessário às experiências do curso.

Baseamos, ainda, o nosso calendário escolar em 180 dias letivos, com aula de 50 minutos, distribuídas do seguinte modo:

1º Científico - 4 aulas semanais.
2º Científico - 4 aulas semanais.
3º Científico - 5 aulas semanais.


Recomendações

Ao planejar o curso, tivemos em mira que adaptações específicas podem e devem ser feitas, apenas, aumentando ou diminuindo a profundidade do tratamento de certos tópicos, isto porque o curso foi organizado e ordenado de forma a constituir um quadro integrado. Se fosse composto de unidades pouco correlatas, seria fácil selecionar um número apropriado dessas unidades para adptá-las a um plano particular. Mas, este não é o caso. Paulatinamente, o curso vai formando novas idéias, através do contexto precedente. Tal continuidade é uma das principais virtudes pedagógicas do curso; logo, conclui-se que a assimilação das últimas partes seria apenas superficial, sem base no assunto precedente. Assim, o professor que necessita adaptar o curso a um intervalo de tempo mais restrito poderá economizar tempo, tratando com menor ênfase alguns tópicos.

PLANEJAMENTO

1º ANO CIENTÍFICO

Capítulos Semanas Aulas em Classe Aulas em Lab. Experiências
I - Que é Física?
2 - Tempo e Sua Medição
3 - Espaço e Sua Medição
4 - Funções e Escalas
7,5 2
4
4
6
-
4
5
5
-
I-1
I-2, I-3
I-4
5 - Movimento ao Longo de Uma Trajetória
6 - Vetores
5 7
8
5
-
I-5
-
7 - Massa, Elementos e Atomos
8 - Átomos e Moléculas
9 - A Natureza de Um Gás
10 - Mensuração
7 4
5
4
2
10
-
3
-
I-6, I-7, I-8
-
I-9
-
11 - Comportamento da Luz
12 - Reflexão e Imagens
13 - Refração
14 - Lentes e Instrumentos Ópticos
15 - Modelo Corpuscular da Luz
10,5 2
5
5
5
4
-
8
4
5
4
-
II-1, II-2
II-3
II-4
II-5, II-6



2º ANO CIENTÍFICO

Capítulos Semanas Aulas em Classe Aulas em Lab. Experiências
16 - Introdução às Ondas
17 - Ondas c Luz
18 - Interferência
19 - Ondas Luminosas
9 2
2
3
4

2
10
5
7
II-7
II-8, II-9, II-10, II-11
II-12, II-13
II-14, II-15, II-16, II-17
20 - A Lei do Movimento de Newton
21 - Movimento na Superfície da Terra
22 - Gravitação Universal e o Sistema Solar

10 3
11
5



12
6
3

 

III-1, III-2, III-3,
III-4
III-5, III-6
III-7
23 -A Quantidade de Movimento e Sua
Conservação
24 -Trabalho e Energia Cinética
25 -Energia Potencial
26 -Calor, Movimento Molecular e a Conservação da Energia
12 9
8
7
6
8
2
5
2
III-8, III-9, III-10
III-11
III-12, III-13
III-14



3º ANO CIENTÍFICO

Capítulos Semanas Aulas em Classe Aulas em Lab. Experiências
27 - Alguns Fatos Qualitativos Sôbre a
Eletricidade
28 - A Lei de Coulomb e a Carga Elétrica Elementar
29 - Energia e Movimento de Cargas em Campos Elétricos
8 5
8
14

3
5
6
IV-1, IV-2
IV-3, IV-4
IV-5, IV-6
30 - O Campo Magnético
31 - Indução e Ondas Eletromagnéticas
7 14
9

12
-

IV-7, IV-8, IV-9,IV-10
-

32 - Explorando o Átomo
33 - Fótons e Ondas Associadas à Matéria
34 - Sistemas Quânticos e a Estrutura dos Átomos

7 10
10
8
3
3
-

IV-12, IV-11
-
Matéria complementar 8 40 - -

Principal
Guia do Professor

 

Física - Physical Science Study Committee