Atividade 1 :
Como os alunos da primeira série vêm para a escola?

Faixa etária/ série: primeira série (7 anos)
Número de participantes: a classe toda
Material: caixinhas (todas do mesmo tamanho);
               cartazes com os dizeres: “a pé”, “de ônibus”, “de carro”, “no transporte escolar”, associados ou não a desenhos  representativos dessas informações;
              uma folha quadriculada para cada aluno, para registros.

Objetivo da atividade:   envolver os alunos em uma situação que propicie a contagem em uma situação significativa, a coleta e organização de dados, de forma que aprendam a representar e ler informações em um gráfico de barras, retomando conteúdos de outras áreas (Estudos Sociais - meios de transporte);

Desenvolvimento da atividade:

         Introdução: Os alunos acabaram de estudar meios de transporte e conversaram bastante sobre aqueles que mais utilizam. Leram também histórias sobre como crianças de outros lugares do Brasil e do mundo chegam à escola (de barco, de bicicleta, de carroça, etc.)
            A professora apresenta então um problema para a classe: “Como podemos saber, agora, quais sãos os meios de transporte mais utilizados pelos alunos desta classe para virem à escola?”

        Desenvolvimento: Os alunos são convidados a pensar então em como resolver o problema proposto pela professora, discutindo em pequenos grupos.
            A partir das soluções propostas pelos alunos, a professora conduz a discussão para que a classe escolha a melhor forma de coletar esses dados: “Como podemos pesquisar como os alunos vêm para a escola? Como faremos para saber quantos alunos usam cada tipo de transporte?”
            Durante a coleta de dados, podem ser experimentadas as sugestões apresentadas pelos alunos. Caso não consigam chegar a uma conclusão apontando para o gráfico de colunas, por não terem tipo experiências anteriores que os apóiem para isso, a professora pode propor a seguinte situação coletiva de levantamento de dados:

            Apresenta os cartazes com a indicação, em colunas, das possíveis formas como os alunos vêm para a escola (com informações representadas por escrita ou por desenho e correspondendo à realidade da classe com a qual trabalha).
            Cada criança recebe uma caixinha e depois de dizer como vem para a escola, coloca essa caixinha sob o cartaz conveniente.
            Observando os cartazes e as caixinhas, a professora faz uma série de questionamentos, convidando os alunos a refletirem sobre o que representam:
                 “Quantos alunos desta classe vêm a pé para a escola?”
                 “Quantos alunos vêm de ônibus?”
                 “Alguém na nossa classe vem a cavalo?”
                 “Há mais alunos que vêm a pé ou que vem de carro?”
                 “Qual o meio de transporte mais usados pelas crianças que não vêm a
                    pé?”

        Registro: Depois de terem conversado bastante, com base na representação concreta, feita com as caixinhas, a professora propõe que pensem em uma forma de representar graficamente as conclusões a que chegaram:
            “Estes cartazes e essas caixinhas não vão poder ficar aqui por muito tempo. Então, vocês vão pensar em uma forma de escrever, com lápis e papel, o que acabamos de descobrir em nossa pesquisa sobre como os alunos desta classe vêm para a escola, de forma que possamos guardar essas informações para consultá-las sempre que necessário.”
            Depois de oferecer uma folha de papel quadriculado, a professora pede que os alunos sentem-se em duplas e pensem na forma de registrar o que pesquisaram.
            Algumas duplas apresentam suas soluções para a classe e, caso não surja nenhuma semelhante a um gráfico, a professora propõe a construção coletiva, na lousa, de um gráfico de barras, onde cada caixinha será representada por um quadradinho colorido. Juntos, pensam em um “título” para o gráfico.

         Os alunos copiam esse gráfico como modelo e depois respondem a novas perguntas:
        a)  Todos os alunos desta classe vêm para a escola do mesmo jeito ?
        b)  Quantas crianças vêm a pé ?
        c)  O que acontece mais em nossa classe: alguém vir de ônibus ou vir de carro?
        d)  Quantos são os irmãos que vêm de ônibus ?

            A professora elabora um cartaz desse mesmo gráfico para fixar no mural, voltando a ele, com novas questões, em outros momentos.
 
 

VOLTA PARA INTRODUÇÃO:  NORMA 11

PRÓXIMA ATIVIDADE: ATIVIDADE 2