Faixa etária/ série:
primeira série (7 anos)
Número de participantes:
a classe toda
Material:
caixinhas (todas do mesmo tamanho);
cartazes com os dizeres: “a pé”, “de ônibus”, “de carro”,
“no transporte escolar”, associados ou não a desenhos representativos
dessas informações;
uma folha quadriculada para cada aluno, para registros.
Objetivo da atividade: envolver os alunos em uma situação que propicie a contagem em uma situação significativa, a coleta e organização de dados, de forma que aprendam a representar e ler informações em um gráfico de barras, retomando conteúdos de outras áreas (Estudos Sociais - meios de transporte);
Desenvolvimento da atividade:
Introdução: Os alunos acabaram de estudar meios de
transporte e conversaram bastante sobre aqueles que mais utilizam. Leram
também histórias sobre como crianças de outros lugares
do Brasil e do mundo chegam à escola (de barco, de bicicleta, de
carroça, etc.)
A professora apresenta então um problema para a classe: “Como podemos
saber, agora, quais sãos os meios de transporte mais utilizados
pelos alunos desta classe para virem à escola?”
Desenvolvimento: Os alunos são convidados a pensar então
em como resolver o problema proposto pela professora, discutindo em pequenos
grupos.
A partir das soluções propostas pelos alunos, a professora
conduz a discussão para que a classe escolha a melhor forma de coletar
esses dados: “Como podemos pesquisar como os alunos vêm para a escola?
Como faremos para saber quantos alunos usam cada tipo de transporte?”
Durante a coleta de dados, podem ser experimentadas as sugestões
apresentadas pelos alunos. Caso não consigam chegar a uma conclusão
apontando para o gráfico de colunas, por não terem tipo experiências
anteriores que os apóiem para isso, a professora pode propor a seguinte
situação coletiva de levantamento de dados:
Apresenta os cartazes com a indicação, em colunas, das possíveis
formas como os alunos vêm para a escola (com informações
representadas por escrita ou por desenho e correspondendo à realidade
da classe com a qual trabalha).
Cada criança recebe uma caixinha e depois de dizer como vem para
a escola, coloca essa caixinha sob o cartaz conveniente.
Observando os cartazes e as caixinhas, a professora faz uma série
de questionamentos, convidando os alunos a refletirem sobre o que representam:
“Quantos alunos desta classe vêm a pé para a escola?”
“Quantos alunos vêm de ônibus?”
“Alguém na nossa classe vem a cavalo?”
“Há mais alunos que vêm a pé ou que vem de carro?”
“Qual o meio de transporte mais usados pelas crianças que não
vêm a
pé?”
Registro: Depois de terem conversado bastante, com base na representação
concreta, feita com as caixinhas, a professora propõe que pensem
em uma forma de representar graficamente as conclusões a que chegaram:
“Estes cartazes e essas caixinhas não vão poder ficar aqui
por muito tempo. Então, vocês vão pensar em uma forma
de escrever, com lápis e papel, o que acabamos de descobrir em nossa
pesquisa sobre como os alunos desta classe vêm para a escola, de
forma que possamos guardar essas informações para consultá-las
sempre que necessário.”
Depois de oferecer uma folha de papel quadriculado, a professora pede que
os alunos sentem-se em duplas e pensem na forma de registrar o que pesquisaram.
Algumas duplas apresentam suas soluções para a classe e,
caso não surja nenhuma semelhante a um gráfico, a professora
propõe a construção coletiva, na lousa, de um gráfico
de barras, onde cada caixinha será representada por um quadradinho
colorido. Juntos, pensam em um “título” para o gráfico.
Os alunos copiam esse gráfico como modelo e depois respondem a novas
perguntas:
a) Todos os alunos desta classe vêm para a escola do mesmo
jeito ?
b) Quantas crianças vêm a pé ?
c) O que acontece mais em nossa classe: alguém vir de ônibus
ou vir de carro?
d) Quantos são os irmãos que vêm de ônibus
?
A professora elabora um cartaz desse mesmo gráfico para fixar no
mural, voltando a ele, com novas questões, em outros momentos.
VOLTA PARA INTRODUÇÃO: NORMA 11
PRÓXIMA ATIVIDADE: ATIVIDADE
2